Connect with us

Inhuma

Curso de Extensão sobre Transtorno do Espectro Autista será realizado em Inhuma. Veja!

Publicado

em

Será realizado neste domingo (28) o Curso de Extensão sobre Transtorno do Espectro Autista, às 8h, na Escola João de Deus Carvalho, em Inhuma. O curso de extensão Práticas Pedagógicas para o Autismo é voltado para educadores, estudantes, pais, assistentes sociais, profissionais de área da saúde e da educação, e demais interessados no tema.

O objetivo é aprofundar conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro Autista – TEA, também conhecido pela sua denominação antiga como “Autismo”, dividido em três módulos, com direito a certificado de participação de 180 horas, emitido pela FACAPI – Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense. O primeiro módulo aconteceu no dia 14 de março com a participação de 30 pessoas. O segundo encontro será neste domingo (28) e o terceiro ocorrerá no dia 26 de maio.

-Fotos da primeira aula:

De acordo com a vereadora Aparecida Barbosa, o curso terá também parcerias com a Prefeitura de Inhuma e Secretaria Municipal de Educação.

“A parceria da Prefeitura com a Secretaria de Educação incluirá cerca de 10 professores na capacitação”, destacou.

O curso aborda temas como: atuação do psicólogo com o TEA; terapia cognitiva-comportamental no universo do TEA; análise psicológica do TEA; estimulação cognitiva de pessoas com TEA através de ambientes virtuais; psicoterapias mais indicadas para crianças com TEA; abordagem psicopedagógica no Transtorno do Espectro Autista; instrumentos terapêuticos; atuação da Terapia Ocupacional com crianças com Transtorno do Espectro Autista e atividades direcionadas para crianças com TEA.

Publicidade

A apresentação geral contou com a participação da Assistente Social, Lisiane Soares de Moura, que explaou a ementa do curso por módulos.

Módulo I

Ministrado pelo psicólogo Edilson Cavalcante, no dia 14 de março, tratou sobre atuação do profissional de Psicologia com o TEA;

A terapia cognitiva-comportamental no universo do TEA; análise psicológica o TEA; estimulação cognitiva de pessoas com TEA através de ambientes virtuais; psicoterapias mais indicadas para crianças com TEA.

Módulo II – (28/04)

Publicidade

No segundo módulo terá a orientação da psicopedagoga, Nayara de Carvalho Leal, com abordagem psicopedagógica no Transtorno do Espectro Autista e Instrumentos Terapêuticos.

Módulo III – (26/05)

Neste módulo será com a terapeuta Ocupacional, Iasmym Maria Cardoso Ferreira, ocasião que será abordado o seguintes fatores:

Atuação da Terapia Ocupacional com crianças com Transtorno do Espectro Autista e atividades direcionadas para crianças com TEA.

A realização da FACAPI – Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense, segundo informou a coordenadora, pretende levar o curso para mais 12 cidades da microrregião. Entre as cidades estão: Oeiras, Valença, Tanque do Piauí, Barra, Pimenteiras, Sussuapara, São José do Piauí, Santana do Piauí, entre outras.

Publicidade

Para maiores informações entrar em contato com Aparecida Barbosa, coordenadora da FACAPI – Pólo de Inhuma, através do telefone: (89) 9 9982-6372.

– Documento de identificação para Autista

Na última quarta-feira (24) foi aprovado o projeto de lei da deputada federal Rejane Dias. A aprovação aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados. O PL 10119/18 aprovado, cria a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e prioriza atendimento para pessoas com TEA nos setores de Educação, Saúde, Assistência Social e demais políticas públicas.

A expedição da carteira deve ser gratuita nos órgãos competentes de cada município. Para a solicitação do documento é necessário a apresentação do laudo médico com código CID para transtorno e dados para identificação com nome, filiação e CPF. A carteira de identificação terá validade de 5 anos e deve constar informações dos pais o responsável legal, como nome,  endereço, telefone  e e-mail.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS