Connect with us

Curral Novo do Piauí

Em Curral Novo do Piauí, ‘nova’ energia vai eliminar gambiarras e melhorar a vida da população

Publicado

em

Ao todo, em 2019, a Equatorial Energia, concessionária responsável pela distribuição e o fornecimento de energia no Piauí, deve investir R$ 800 milhões no setor no ano de 2019, melhorando a prestação dos serviços ao usuário e, consequentemente, promovendo o desenvolvimento do Estado.

Uma das cidades contempladas é Curral Novo do Piauí, situada a 459 km da capital Teresina, onde as obras foram iniciadas há cerca de dez dias e estão em ritmo acelerado. Equipes trabalham na expansão da rede de energia elétrica e na eliminação de ligações clandestinas, as chamadas gambiarras, que levam energia de baixa qualidade aos consumidores.

A obra, segundo afirmou o prefeito do município, Francisco Abel Oliveira Junior, é uma das mais aguardadas pela população. “Esse é um problema antigo e que vem aumentando de acordo com o crescimento da cidade. A população tá construindo novas casas e a alternativa era fazer a gambiarra pra ter energia.”, conta.

Essa é uma realidade que está prestes a ser mudada, a partir da implantação centenas de postes de cimento, que irão substituir os postes de madeira, como também, da instalação de novos transformadores, aumentando a capacidade instalada.

O prefeito Junior explica que atualmente a cidade possui apenas um único transformador, o que é insuficiente para atender as necessidades. “Só tem um transformador para a cidade toda. É assim desde quando foi colocada energia aqui. Agora vão ser instalados mais 12 transformadores espalhados pela cidade. A população de Curral Novo vai ter energia de qualidade em suas casas.”, comemora.

Publicidade

Na obra, está sendo utilizado o novo padrão de rede compacta, com cabos protegidos na média tensão e isolados na baixa tensão. Diferentes dos fios convencionais, que são descobertos, essa nova tecnologia impede a suspensão do fornecimento de energia por curto-circuito devido ao toque dos fios entre si e da presença de objetos estranhos na rede, além de diminuir a necessidade de poda de árvores.

O prefeito acrescentou que o investimento, que vai proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida e o bem estar da população, é fruto do empenho da sua gestão, com o apoio do senador Marcelo Castro, do deputado federal Júlio César e dos deputados estaduais Severo Eulálio e Georgiano Neto.

“Desde o início da nossa gestão que a gente vem buscando essa obra. Levamos esse pedido aos deputados e senadores e nas empresas. Primeiro tentamos com a Eletrobras. Estivemos várias vezes com o presidente Arquelau Amorim, e depois que mudou para Equatorial, nós fizemos um novo pedido ao presidente Nonato Castro. Mostramos a situação da nossa cidade e eles reconheceram a necessidade de investimento.”, disse.

O aposentado Manoel Diniz dos Santos, de 70 anos, acompanha da residência onde mora há 15 anos, a perfuração de um buraco para a instalação de um poste de cimento para a chegada da “nova” energia.

Assim como outras centenas de casas, na sua também a energia chega através de gambiarra, uma instalação feita com recursos próprios. “Eu puxei direto do poste de cimento. Fiz tudo de meu bolso, de conta própria. Aqui ainda é boa. Tem casa aí que não liga nem a geladeira e a televisão, mas mesmo assim é ruim, toda hora tá faltando. É sujeito até incêndio, queimar um aparelho. […] Tô alegre e satisfeito porque aqui agora vai melhorar.”, disse.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS