Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Fome Zero do Piauí é tema de documentário da ONU

Publicado

em

O governador Wellington Dias recebeu, na manhã desta segunda-feira (2), no Palácio de Karnak, uma equipe da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO). A equipe está viajando pelo mundo e conhecendo as experiências de programas de erradicação da pobreza. O objetivo da visita é conhecer um pouco mais sobre o Programa Fome Zero, para produzir um documentário sobre a erradicação da fome no mundo.

Governador com chefe de relações da FAO

De acordo com um dos representantes da FAO, Enrique Yeves, o documentário vai mostrar a realidade de cidades dos estados brasileiros onde o índice de fome e miséria caiu de forma significativa através do Programa Fome Zero.

“Nós estamos fazendo um documentário sobre a luta contra a fome no mundo. A experiência brasileira é uma das maiores experiências com êxito no mundo hoje. Estamos andando para fazer esse documentário no Piauí, na cidade de Guaribas, uma pequena cidade do Brasil onde o Programa Fome Zero foi implantado. Queremos comprovar as trocas que têm sido feitas desde que se iniciou a experiência do Programa Fome Zero em 2003, e queremos ver quais foram os percursos recorridos, as trocas, os melhoramentos que foram feitos nessa área, utilizando como exemplo da experiência o município de Guaribas”.

Estima-se que cerca de 700 mil pessoas, em todo o Brasil, ainda estejam na miséria. No Piauí, avalia-se que existam aproximadamente 40 mil na mesma situação. De acordo com o governador Wellington Dias, quando o programa foi implantado no país, o Piauí era o estado que mais tinha pessoas na miséria e na pobreza, e conseguiu alcançar o que se diz próximo da erradicação da miséria.

“Hoje nós temos, estima-se, em torno de 700 mil pessoas, no Brasil inteiro, que ainda estão na miséria. No Piauí, avalia-se que aproximadamente 40 mil. Então, está muito próximo da erradicação da miséria, para quem tinha 1,7 milhão, lá atrás, é uma vitória importante”.

Publicidade

O governador destacou ainda, que mesmo que o Estado tenha alcançado o que se diz próximo da erradicação da pobreza, é preciso fazer muito mais, como investir em educação, que segundo ele é o alicerce para acabar com a fome.

“Queremos investir forte em educação, que esse é o alicerce seguro da erradicação de garantir uma sociedade mais justa, mais igualitária. Ter no mínimo 12 anos de escolaridade, ter no mínimo o ensino básico, o ensino médio, como chamamos, e casado com isso, ter uma profissão, poder ter a condição de trabalhar ou como empregado ou empregador e a partir daí ter uma renda. Nós tínhamos a pior renda per capta brasileira, agora já ultrapassamos 4 estados, passamos o Maranhão, Alagoas, Pará e o Ceará, e estamos empatados com mais três estados. Agora, o nosso caminho é alcançar aquilo que é um sonho para mim, em 20 anos, entre 2003 e 2022, alcançar a média do Brasil. A média do Ìndice de Desenvolvimento Humano, ou seja, ter uma expectativa de vida acima de 75 anos, ter a geração com mais de 12 anos de escolaridade e ter uma renda que seja superior a R$2 mil, R$2.400, que tira da classe D e E , e passa para a classe  C. Esse é o desafio para essa nova etapa”.

De acordo com Enrique Yeves, no Piauí acontece a primeira etapa do documentário, a segunda será em Brasília onde serão entrevistados ministros. O documentário será apresentado ao mundo todo, tendo o Brasil como principal país a implantar um programa forte sobre a luta contra a fome no mundo.

Sobre o programa

Fome Zero é um programa do Governo Federal brasileiro que foi criado em 2003, em substituição ao Programa Comunidade Solidária, que fora instituído pelo Decreto nº 1.366, de 12 de janeiro de 1995, para o enfrentamento da fome e da miséria. Até dezembro de 2002, o Programa Comunidade Solidária esteve vinculado diretamente à Casa Civil da Presidência da República.

Publicidade

O Programa Fome Zero foi criado para combater a fome e as suas causas estruturais, que geram a exclusão social e para garantir a segurança alimentar dos brasileiros em três frentes: um conjunto de políticas públicas; a construção participativa de uma Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional; e um grande mutirão contra a fome, envolvendo as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e todos os ministérios.

De acordo com o site do programa, no Brasil, em 2003, existiam 44 milhões de pessoas ameaçadas pela fome. O Programa Fome Zero consiste num conjunto de mais de 30 programas complementares dedicados a combater as causas imediatas e subjacentes da fome e da insegurança alimentar, implementados, pelo ou com o apoio do Governo Federal.

 

Fonte: Capital Teresina

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS