Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Imprensa nacional repercute criança dividindo cela com estuprador no Piauí

Publicado

em

Vergonha nacional! Talvez esta expressão defina o curioso e incomum caso de um menino de 11 anos encontrado dentro de uma cela do presídio Major César, na cidade de Altos, na Grande Teresina. Informações dos agentes penitenciários destacam que o menor dividia o espaço com um acusado de estupro. Não deu outra! O caso repercutiu e vira notícia nacional desde a última segunda-feira (02/10), quando veio à tona.

Criança teria sido deixada pelos pais (Foto: Reprodução/Montagem OitoMeia)

Grandes veículos da Internet como o Uol e G1, por exemplo, destacaram a suposta ação pedófila, na qual os pais são os principais suspeitos de levarem o filho ao presidiário, em um ato de favorecimento à prostituição infantil no sistema penitenciário do Piauí. Tais colocações são do próprio Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado (Sinpoljuspi), em fala ao OitoMeia na tarde da última segunda-feira (02/10).

Uol repercute caso de menor em cela com estuprador no Piauí (Reprodução Uol)

Publicidade

O Uol traz o título “Criança de 11 anos é encontrada em cela com estuprador preso em cadeia do Piauí”. Há alguns dias, o portal já vinha trabalhando com reportagens a respeito de benefícios concedidos a presos, após denúncias do Sinpoljuspi. Já o G1 repercutiu a matéria piauiense no Facebook com o seguinte destaque: “Menino de 12 anos é encontrado dentro de cela em presídio no Piauí”. O post já tem mais de 13 mil reações e mil compartilhamentos, provocando indignação popular nos quase 900 comentários.

NÃO É LUGAR DE CRIANÇA

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) proíbe que crianças e adolescentes frequentem pavilhões e celas de presídios e determina que a visita infantil deva ocorrer em brinquedotecas. Os infantes que visitam pais detentos devem ter autorização da Justiça para o convívio no horário estabelecido pela unidade prisional em que o preso se encontra.

População se revolta em comentários no Facebook (Reprodução Facebook)

Publicidade

Ao Uol, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) informou que a Major César não possui brinquedoteca para receber crianças que visitam familiares presos. Segundo a pasta, as visitas infantis ocorrem na capela, mas a secretaria não soube informar como a criança teve acesso aos pavilhões e se encontrava dentro da cela junto com outros presos. “O caso foi comunicado à Vara de Execuções Penais para que adote providência”.

ENTENDA O CASO

Além dos dias habituais do meio de semana, o presídio recebe visitas aos sábados e domingos. No último sábado (30/09), a vigilância da Major César teria sentido falta de um visitante ao final do horário de visitas. Nas buscas, descobriram que se tratava de uma criança que não teria retornado.

Metrópoles questiona posicionamento da família do menor (Reprodução Metrópoles)

O garoto de 11 anos foi encontrado escondido embaixo de uma cama, dentro da cela de um detento. Os pais foram acionados, ainda na saída do presidio e conduzidos a Central de Flagrantes, para explicarem os motivos de terem deixado o filho no local.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS