Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Nucepe esclarece redução no número de classificados no concurso da PM

Publicado

em

Um decreto governamental coloca que só pode ser classificado em concurso público no máximo o dobro de vagas oferecidas no certame. A medida prevê que ao longo do processo os candidatos reprovados em algumas fases sejam substituídos por outros classificados.  A exemplo disso tem o Concurso da Policia Militar do Piauí que, em sua quarta fase, só tem 364 candidatos aptos a concorrer a próxima etapa. Isso quer dizer que vai sobrar vagas, pois o Estado ofereceu 400 vagas iniciais.  Na época, o concurso classificou 480 candidatos.

A relação entre vagas, fases, candidatos classificados e aptos foi questionada pelo Ministério Público Estadual, pois deveria haver uma divulgação do número de candidatos a mais, além do número de vagas previstas.

Em resposta a esse questionamento, o presidente do Núcleo de Promoções e Eventos da Uespi (Nucepe), Pedro Soares Junior, esclareceu que o “contratante, no caso a Polícia Militar do Piauí, que faz o edital, estabelece quantos candidatos eles querem além do número de vagas”.

“Um concurso com várias etapas pressupõe que o candidato treine, por exemplo, pois temos uma etapa física que reprova bastante. Então, além de se preparar para a prova, o candidato precisa se preparar para os treinos e, com isso, evitar a reprovação. Tivemos cerca de 90 reprovações neste concurso”, acrescentou Pedro.

Isso quer dizer que ao final das etapas o número de candidatos aptos será inferior ao número de candidatos oferecidas no certame.

Publicidade

Sobre uma possível redução no número de 364 aptos a entrar efetivamente na corporação, Pedro disse que, até o momento, falta sair o resultado do teste psicológico, mas que a partir de agora as perdas serão menores.  Outra fase é a de investigação social.

Sobre o sobra de vagas, o presidente da Nucepe ressaltou que essa é uma discussão a ser no âmbito da Polícia Militar e da Secretaria Estadual de Administração “porque é uma decisão de governo”.  Para ele, é complicado, pois se for chamado novos classificados vai acarretar em mais gastos para a realização das etapas anteriores que já foram aplicadas.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS