Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Ocupação de leitos de UTI para Covid-19 atinge 90% em Teresina; cirurgias eletivas são suspensas

Publicado

em

A taxa de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) dedicados ao combate à Covid-19 nos hospitais de Teresina chegou a ficar entre 88% e 92% neste sábado (30), de acordo com o secretário municipal de saúde, Gilberto Albuquerque. Segundo a Sesapi, durante a noite a ocupação ficou em 82%.

Por conta disso, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) determinou a suspensão das cirurgias eletivas ambulatoriais em todo o Piauí, exceto as cirurgias do Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP). A suspensão vale por 14 dias, a contar a partir deste sábado (30) até 13 de fevereiro.

Cirurgias eletivas são procedimentos planejados com antecedência. A palavra “eletiva” significa que a cirurgia é opcional, ou seja, é baseada numa decisão do paciente ou do médico.

O objetivo da suspensão, segundo a Sesapi, é concentrar os esforços nos atendimentos de urgência e emergência em toda a rede pública estadual de saúde, enquanto a capital atravessa o período de taxas de ocupação elevadas.

Ainda segundo o comunicado da Sesapi, as consultas ambulatoriais, cirurgias da regulação e demais procedimentos de urgência e emergência continuam.

Publicidade

Novas UTIs

O secretário estadual de saúde, Florentino Neto, disse que a secretaria pretende acrescentar mais dez leitos de UTI no Hospital Universitário (HU) da Ufpi nesta segunda-feira (1), e mais dez na terça-feira (2). A Sesapi pretende ainda acrescentar mais cinco leitos no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Ainda segundo o secretário, a UTI do Hospital de Doenças Tropicais Natan Portela será exclusiva para pacientes Covid-19, e os pacientes que estão no hospital por outras condições serão transferidos para a UTI do HGV.

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS