Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Santana do Piauí contempla agricultores com a entrega de mudas de caju; fotos

Publicado

em

Agricultores da cidade de Santana do Piauí estão sendo contemplados com a distribuição de mudas de caju-anão precoce (CCP-76). A iniciativa da Prefeitura de Santana, na gestão da prefeita Maria José, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria de Estado da Agricultura Familiar vai beneficiar cerca de 30 a 40 produtores no município.

De acordo como secretário municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Francisco de Moura Sobrinho, o Netinho, as mudas de caju que visa fomentar a agricultura familiar foram destinadas pelo deputado estadual Severo Eulálio (MDB). Netinho informa que os critérios para o recebimento é a apresentação dos documentos pessoais para o cadastro prévio.

“A distribuição no total é de 4.400 mudas que serão entregues em duas etapas”, disse.


Eliana preenche ficha de cadastro de agricultores santanenses contemplados com as mudas de caju-anão precoce.


A primeira etapa aconteceu na manhã desta segunda-feira, dia 15 de março, na sede da Associação de Produtores da comunidade Lagoa dos Marcelinos, na zona rural de Santana do Piauí com 2.200 cultivares.

“A próxima etapa será distribuída após a conclusão dessa. Já estamos autorizados a buscar as mudas. Desde o primeiro mandato da prefeita Maria José que a distribuição de caju acontece todo ano e isso é um grande incentivo agrícola para os produtores locais”, completou Netinho.

Publicidade

A prefeita de Santana do Piauí, Maria José de Sousa Moura (Progressistas), agradece ao deputado Severo Eulálio pela parceria e pontua que a iniciativa facilita muito o trabalho do homem do campo.

Prefeita de Santana do Piauí Maria José / Arquivo Cidades Na Net

“Com as mudas de caju fica mais fácil o cultivo e a colheita porque são cajus-anão precoce que de seis meses em diante já estão produzindo os frutos e certamente vai  melhorar a renda do agricultor”, salientou a prefeita de Santana do Piauí.

Antônio Reis dos Santos, morador da comunidade Barro, recebeu 150 mudas de caju-anão precoce. Ele cultiva o caju há cerca de dois anos. 

“Através dessas mudas a gente tem um retorno. É muito importante para mim e para todos”, disse.

Secretario de Agricultura Netinho entrega mudas de caju para o produtor Antônio Reis em Lagoa dos Marcelinos.

Segundo relatou Antônio Reis, a safra estimada entre o ano passado e este ano, é de aproximadamente 10 a 15 sacos de castanha.

Cajucultor da Serra do Tanque, Igor Gomes Leal, foi contemplado com 150 mudas de caju. “As mudas de caju chegam para mim em uma boa hora por conta do período difícil que estamos vivendo. Então essa é uma forma de ajudar ainda mais o homem do campo e assim com uma renda a mais vai suprir as necessidades”, destacou.

Publicidade

O produtor de Serra do Tanque, situada na zona rural, ressalta que as 150 mudas serão plantadas em uma área de 3 ha de terras aproximadamente. Além da castanha, Igor trabalha com o caju para a fabricação de doces. Ele relata que a renda estimada pode chegar a 75%.

“De acordo com inverno, a renda pode chegar a 75%. Tem ano que a renda chega até 8 mil reais. É um dinheiro que faz a diferença”, concluiu Igor que trabalha com produção de caju há 20 anos.

Para a fixação correta da muda de caju é importante aguar a terra onde será plantada, fazer o corte da embalagem e colocar dentro do buraco onde ela vai ficar. Depois suspende a embalagem e termina de aterrar sem cortar e/ou danificar a raiz. Entre 15 e 20 dias é necessário cortar a fita.

Características do caju-anão precoce

O cajueiro-anão-precoce caracteriza-se pelo porte baixo, raramente ultrapassando os 5 m de altura e 8 m de diâmetro de copa. Possui copa mais compacta e homogênea do que o cajueiro-comum.

Publicidade

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS