Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Vila Nova realiza 2ª Plenária Municipal de Saúde e apresenta propostas de melhorias

Publicado

em

Realizada na manhã desta quarta-feira (27), a 2ª Plenária Municipal de Saúde de Vila Nova do Piauí teve como tema: Saúde e Democracia como Direito: Avanços, Desafios e Perspectivas para Fortalecimento do SUS.

O evento promovido pela Prefeitura de Vila Nova por meio da Secretaria Municipal de Saúde, tratou como objetivo discutir e apresentar propostas de melhorias na saúde do município, além de explanar as principais causas que acometem a população, bem como dos problemas e deficiências existentes.

A abertura do evento ficou a cargo da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dra. Milena Leal, onde a mesma anunciou a atualização do plano de carreira de acordo com cada área de atuação e ressaltou que o encontro oferece oportunidades de conhecimento da realidade e apresentação de propostas de melhorias.

“A plenária é realizada a cada dois anos. Hoje estamos realizando aqui a plenária municipal de saúde, através da Prefeitura, da Secretaria de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde. O momento é voltado para as políticas públicas e para a participação popular, onde poderemos ver como está a saúde de Vila Nova. É a ocasião de falarmos quais são as necessidades, apresentarmos propostas de melhorias ”, relatou Milena.

Após abertura oficial do evento, o prefeito Edilson Brito, presente no encontro fez seus agradecimentos à equipe de saúde ressaltando o desempenho e enfatizando a importância dos servidores da área e demais setores.

Publicidade

“Aqui serão discutidas as ações que serão tomadas na saúde de Vila Nova. É muito importante o acontecimento dessa plenária porque as pessoas têm o poder de conhecimento do que está acontecendo. Desde já, meus agradecimentos aos vereadores aqui presentes e todas as autoridades, aos profissionais da saúde e de todas as secretarias”, agradeceu o prefeito vila-novense.

O vice-prefeito, Antônio Tiago, presente na 2ª Plenária falou sobre a importância de todos componentes lotados no secretariado que formam a administração como um todo.

“A administração é feita interligada entre os setores e também pessoas da sociedade que são motoristas, zeladores, vigias e, assim, são importantes que todos trabalhem unidos para desenvolver um trabalho de qualidade e funcionar bem as ações do município. Graças a Deus nossa cidade tem sido bem atendida em todos os setores administrativos”, pontuou.

Durante o encontro a secretária de Saúde, Almerinda Luz, felicitou com boas-vindas, agradecendo a presença de todos.

“Desejo a todos que façam bom proveito da plenária prestando bastante atenção ao que nosso município tem e oferece graças ao prefeito Edilson Brito”, felicitou Almerinda.

Publicidade

A nutricionista, Auriléia Paiva, apresentou a situação do diagnóstico atual da saúde do município em números destacando avanços e conquistas. A profissional relatou sobre os programas contidos na Saúde de Vila Nova, tais como: o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); o Programa Saúde na Escola com acompanhamento do dentista e avaliação nutricional na escola; o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ-AB), além do Programa Nacional de Controle do Tabagismo e do Programa Mais Médicos.

“A equipe do PSF foi avaliada com nota máxima pelo Ministério da Saúde e isso mostra que a saúde está indo bem”, informou a nutricionista.

Na ocasião, os discursos foram proferidos no tocante ao tema central da segunda plenária. O enfermeiro Dayro Coutinho, disse que a ocasião é um momento favorável para o cidadão, da mesma forma para os profissionais da saúde e a sociedade civil, relatarem e expor as deficiências e dificuldades, assim traçando metas e sugestões construtivas para tornar a saúde de Vila Nova ainda melhor.

“O principal objetivo é oportunizar um diálogo entre a gestão e a sociedade atendendo os requisitos da Lei nº 8142/90 que rege a operacionalização do Sistema Único de Saúde em relação a participação social por meio das conferências e plenárias. Hoje tivemos aqui uma exposição de ideias e pensamentos, onde houve a interação entre os usuários e a gestão. Isso é importante para que haja um resultado positivo”, destacou.

Com relação a participação da sociedade, o enfermeiro acrescentou que o objetivo além de apresentar a condições que se encontram a saúde municipal, haja visto também a participação da sociedade e a formação da delegação.

Publicidade

“Nossa intenção é dar vez, voz e voto na escolha dos delegados, fomentando cada vez mais e institucionalizando o processo de participação e controle social na saúde de Vila Nova”, ressaltou o enfermeiro.

Após a apresentação do conteúdo, houve a formação de quatro grupos que trabalharam o tema central onde e discutiram também eixos anexos que abordaram sobre a saúde como direito e fortalecimento dos princípios e financiamentos do SUS.

“Pôde se perceber que os participantes tiveram bom entendimento apresentando respostas para o que foi proposto no documento orientador aprovado pelo Ministério da Saúde. Tivemos uma participação muito efetiva e atuante da sociedade em geral com propostas para apresentarmos na Conferencia Estadual e possivelmente na Conferência Nacional”, acrescentou Dayro.

Os novos delegados são: o agente comunitário de saúde, Apolônio Leal; a fisioterapeuta, Micaela Rocha; a nutricionista, Auriléia Paiva e professor de Educação Física, Flávio Sousa.

A mesa de honra foi formada pelo prefeito Edilson Brito; o vice-prefeito, Antônio Tiago; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; a diretora da UBAS e segunda-dama, Kátia Leila; a secretária de Educação, Antônia Maria; a secretária de Saúde, Almerinda Luz; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Dra. Milena Leal; a professora de dança e mobilizadora do NUCA, Taynara Oliveira; a professora Edinete Brito; o controlador interno, Erasmo Navez; o enfermeiro, Dayro Coutinho; a nutricionista Auriléia Paiva e, os vereadores: Flávio Sousa, Bibia de Benício e Adelino Oliveira e a representante do Conselho tutelar, Elizangela Lima.

Além das autoridades e da sociedade, estavam presentes Dr. Robson e o pastor da Assembleia de Deus.

Publicidade

-Veja mais fotos:

          

   


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS