Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Professores da Uespi paralisam nesta sexta-feira, “Queremos garantias que vão mesmo nomear”

Publicado

em

Os professores da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) farão uma paralisação nesta sexta-feira (24/08) para alertar sobre a situação precária do efetivo na instituição de ensino superior. Este mês foi descoberto que 590 disciplinas estão sem docentes, enquanto a nomeação dos aprovados no concurso ainda não aconteceu. A decisão foi tomada após assembleia na manhã desta quarta-feira (22/08).

Mesmo com o anúncio do governo do Piauí sobre a convocação de 166 aprovados no concurso da Uespi, Rosângela Assunção, coordenadora geral da ADCESP, diz que a categoria continua em alerta. Uma reunião na próxima sexta (24) junto ao Ministério Público busca discutir e solucionar as dificuldades enfrentadas pela instituição.

“A paralisação desta sexta é para reunir os professores e discutir com o Estado os problemas enfrentados pela instituição. É uma mobilização crescente e dependendo da situação, podemos grevar. O anúncio da convocação foi feito, mas ainda não recebemos nenhuma notificação sobre isso. Queremos a nomeação imediata, então esperamos que o Governo cumpra com o que disse e garanta o reforço no quadro de professores”, explicou ao Oito Meia.

ALUNOS E CURSOS SEM PROFESSORES

No primeiro semestre de 2018, pelo menos 275 disciplinas de cursos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) sofreram com a falta de professores. Os dados são de um levantamento prévio feito pela própria Adcesp. Dessa forma, diversos estudantes de campus por todo o Piauí sentem na pele a precarização dos cursos.

Publicidade

Segundo a entidade, o segundo semestre letivo iniciou com 500 disciplinas sem professores. O resultado disso é que 51 cursos estão prestes a vencer o reconhecimento junto ao Conselho Estadual de Educação.

O concurso foi feito em fevereiro deste ano com remuneração de até R$ 7,6 mil. De acordo com Rosângela Assunção, os 166 aprovados não cobrem as necessidades da Uespi, mas amenizam o problema para muitos campus em vários municípios do Piauí.

“São quase 600 disciplinas, então 166 é um número pequeno para a demanda. No entanto, isso já vai auxiliar muitos alunos que estão sem ter aulas. Há muitos professores substitutos cujo prazo de vencimento do contrato será este ano, então é preciso repor os efetivos e não houverem a atualização dos contratos. Esperamos discutir esses assuntos com o Ministério Público e melhorar a qualidade de ensino da Uespi”, concluiu a coordenadora.

GOVERNO ANUNCIA CONTRATAÇÃO

Nessa terça-feira (21/08), o Governo do Piauí autorizou a contratação de 166 professores para Universidade Estadual do Piauí (Uespi), conforme previsto no edital do concurso, que teve como objetivo principal a formação de um um núcleo estruturante nos campus de todo o Piauí.

Publicidade

A assessoraria de comunicação da universidade confirmou a informação ao Oito Meia e declarou que a convocação ocorrerá até outubro deste ano. “O semestre letivo deverá ser iniciado normalmente e até o mês de outubro os professores deverão estar em sala de aula”, afirmou à reportagem.

A reunião dos professores com o Governo do Piauí será mediada pelo Ministério Público, através do promotor Fernando Santos. O encontro acontece na sexta-feira (24), a partir das 9h.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS