Connect with us

Alagoinha do Piauí

Saúde de Alagoinha do Piauí realiza o “Dia D” de vacinação contra a Influenza; veja fotos

Publicado

em

A Prefeitura de Alagoinha do Piauí na administração do prefeito Jorismar Rocha, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza.

Nesta sexta-feira, dia 30 de abril, foi realizado o “Dia D” na Unidade Escolar Estadual Alencar Mota, no Centro. O local foi escolhido pela equipe da secretaria de saúde por ser espaçoso e arejado objetivando evitar aglomerações como forma de prevenção contra a Covid-19.

Nessa primeira etapa da vacinação da Influenza, no Dia D, teve como público-alvo crianças a partir dos 06 meses de idade até 5 anos, 11 meses e 29 dias completo, mulheres gestantes e, puérperas até 45 dias do pós-parto. A ação foi voltada para pessoas que residem na sede do município. De acordo com a Secretaria de Saúde posteriormente serão vacinados os moradores da zona rural.

Foram vacinados no dia D, 194 crianças, 17 gestantes e 04 puérperas, somando o total de 215 pessoas.

A secretária de Saúde Rosa Maria agradeceu a todos os profissionais.

Publicidade

“Agradeço a toda equipe desde a ornamentação do espaço e também ao apoio técnico dos parceiros que fizeram a segurança. Obrigado a todos em geral que colaboraram e não mediram esforços para nos ajudar em mais um ano de campanha. Todos foram importantes e necessários nesse momento. Foi um sucesso. Muito obrigada”, disse a secretária de Saúde de Alagoinha do Piauí agradecendo aos pais que levaram os filhos para a vacinação e a todas as famílias que colaboraram e marcaram presença.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, enfermeira Francidaves Sá, a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Alagoinha prossegue até o dia 09 de julho conforme a chegada das doses enviadas pelo Ministério da Saúde.

“O nosso dia D da Influenza foi um sucesso. Tudo ocorreu tranquilo e de acordo com a programação da saúde”, disse.

Estiveram presentes no “Dia D” da campanha: a secretária municipal de Saúde Rosa Maria da Rocha Santos, além da coordenadora da Atenção Básica a enfermeira Francidaves Sá; a assistente social, Francisca  Luanna; as 04 técnicas de Enfermagem das UBS do município (Edigevania, Wanderlandia, Lania e Francisca Elisangela); os 07 Agentes Comunitários de Saúde da UBS da Sede que participaram até o final (Antônio Viana, Aparecida Arrais, Eva, Carleide, Garcimar, Luis Claudio, Carmelina) e a equipe de apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Aparecida, Cristina, Roseane, Daires, Ariane, Neide, Geane).

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. A estratégia de vacinação contra influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999, com propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população alvo. Em 2021 está sendo realizado 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza no período de 12 de abril a 09 de julho de 2021.

Publicidade

A vacinação contra influenza age na prevenção do surgimento de complicações decorrente da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga de doença reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. As ações de imunização continuam a ser extremamente importantes para proteção contra influenza e devem ser mantidas apesar de todos os desafios frente a circulação contínua recorrente do SARS-CoV-2.

A vacinação contra Influenza coincidirá com o tempo de realização da vacinação contra Covid-19. É importante que seja priorizada a administração da vacina da covid-19 para pessoas contempladas no grupo prioritário para influenza e que ainda não foram vacinadas contra covid. Nestas situações devem ser agendar vacina influenza respeitando o intervalo mínimo de 14 dias entre as vacinas e, manter todas as medidas de prevenção contra a Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde o público-alvo da campanha de 2021 são: crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores da Saúde; professores de escolas públicas e privadas; povos indígenas a partir dos seis meses de idade; indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; Força de segurança e salvamento; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade.

Veja fotos do “Dia D” da campanha de vacinação

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS