Connect with us

ENTRETENIMENTO

Influencer vira meme ao dizer que iria à ‘praia de Teresina’; entenda porque a capital é a única do Nordeste sem praia

Publicado

em

Em visita a Teresina na última quarta-feira (29), a influenciadora digital de São Paulo Pâmela Drudi comentou em seus stories que havia trazido vários biquínis para ir à praia. Ela se explicou, mas acabou virando meme nas redes sociais pelo comentário, já que Teresina não tem praia.

Mas você sabe porque a capital é a única do Nordeste longe do mar? Vamos explicar nesta reportagem.

Este não foi o único caso recente de comentários sobre as “praias de Teresina”. Em abril, a ex-BBB e ginecologista Marcela McGowan veio ao estado e trouxe sua irmã, Mariane McGowan, que também trouxe várias peças para ir à praia.

No caso de Pâmela, logo após o comentário, a jovem virou meme. A imagem que circulou nas redes sociais mostra a influenciadora na “praia teresinense” conhecida como ‘Jericoroa’, um banco de areia formado no meio do rio Parnaíba, entre Teresina e Timon, no Maranhão.

Influenciadora vira meme ao trazer biquínis para "praia em Teresina" — Foto: Reprodução/ Instagram Falatuteresina

Influenciadora vira meme ao trazer biquínis para “praia em Teresina” — Foto: Reprodução/ Instagram Falatuteresina

Por que Teresina é a única capital do Nordeste longe do mar?

A confusão, de fato, é comum entre quem não vive no Piauí, já que todas as capitais Nordestinas ficam no litoral de seus estados. O processo de colonização piauiense explica o motivo.

Publicidade

Em conversa com o g1, a historiadora Mariana Antão explicou que o processo de colonização do Piauí se deu do interior para o litoral, diferente de outros estados brasileiros, e aconteceu dessa forma por conta de uma lei que proibia a criação de gado em áreas próximas ao litoral na época.

“Nesse período havia uma proibição quanto à criação de gado no litoral, porque essa criação na região estava impedindo que houvesse terras suficientes para a produção de cana de açúcar. E era necessário criar gado para movimentar a economia, então houve essa proibição no litoral porque o gado pisava na terra e ela ficava imprópria pro cultivo de cana”, explicou Mariana.

Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

Rio Parnaíba, em Teresina — Foto: Marcos Teixeira/TV Clube

Ainda segundo ela, era importante que as fazendas de criação desses animais fossem próximas às margens dos rios.

“O gado precisava de pastagem e precisava de água, e aí essas fazendas foram criadas no interior. Era uma solução encontrada diante dessa proibição. Os produtores de cana precisavam de muita terra para produção e exportação, e o gado em grande escala nessa região atrapalhava a utilização dessas terras”, contou ela.

Igreja Matriz de Oeiras do Piauí — Foto: João Rufino/Arquivo Pessoal

Igreja Matriz de Oeiras do Piauí — Foto: João Rufino/Arquivo Pessoal

Por conta da atividade pecuarista desenvolvida no interior, na região central do estado surgiu a Aldeia Cabrobró, uma das primeiras vilas identificadas pelos historiadores. Segundo Mariana, essa Aldeia deu origem à Vila da Mocha, que posteriormente se tornou Oeiras.

“Como Oeiras era a parte mais povoada, porque ali era a origem e onde tinha uma certa estrutura, pensando em relação à época e em comparação a outros locais, ela acabou virando a nossa primeira capital, fincada bem quase no centro do território do estado”, contou Mariana.

Publicidade

Mudança da capital

Rio Poti em Teresina com vista da Ponte da Frei Serafim e da Zona Leste da capital — Foto: Reprodução/TV Clube

Rio Poti em Teresina com vista da Ponte da Frei Serafim e da Zona Leste da capital — Foto: Reprodução/TV Clube

A intenção de mudança da capital de Oeiras para outro local, ainda segundo Mariana, surgiu ainda no século XVIII e por alegação política de que a cidade ficava distante dos centros comerciais. A região onde hoje fica Teresina foi escolhida por estar entre dois rios, Poti e Parnaíba, e tiraria o Piauí do isolamento pela navegabilidade.

“Teresina surgiu como cidade especulativa através de uma aliança entre Antônio Saraiva e os comerciantes abastados de Caxias [MA]. Teresina seria um ponto comercial. O fato de estar entre dois rios seria um grande argumento para tirar o Piauí do isolamento e favorecer o comércio” completou Mariana.

Questões políticas impediram Parnaíba de ser capital

Parnaíba, no liotral do Piauí — Foto: Magno Bonfim/TV Clube

Parnaíba, no liotral do Piauí — Foto: Magno Bonfim/TV Clube

Mariana contou, ainda, que durante o processo de mudança e escolha da nova capital do estado, algumas cidades lançaram candidatura, inclusive a Vila de São João da Parnaíba, atual cidade de Parnaíba.

Apesar de considerar um ponto inconclusivo para historiografia do estado a não escolha de Parnaíba como capital do estado, disputas políticas e interesses de Antônio Saraiva, mais conhecido como Conselheiro Saraiva, fundador de Teresina, acabaram resultando na escolha da construção de uma nova capital para o estado.

“A gente pode atribuir a uma perda na disputa política na época. Foi mesmo uma decisão política muito relacionada ao desejo do Conselheiro Saraiva e das pretensões políticas que ele tinha para o estado, da ideia de estado que ele tinha, da ideia de capital que ele tinha”, explicou Mariana.

Publicidade

Piauí tem mar

Durante sua passagem pelo Big Brother Brasil 2022, o cearense Vinicius contou durante conversa com Pedro Scooby e Tiago Abravanel que o Piauí não tem litoral.

Apesar de pequeno, o estado conta com 66 quilômetros de área litorânea, sendo considerado o menor do país, e tem sido cada vez mais procurados por turistas de todo o Piauí, do Brasil e do mundo.

Entre as curiosidades do litoral, está o fato de que as praias do Piauí são as únicas que recebem todas as espécies de tartaruga marinhas existentes no Brasil.

Praia de Barra Grande, no Litoral do Piauí, reserva um dos mais belos cenários do estado — Foto: Patrícia Andrade/G1

Praia de Barra Grande, no Litoral do Piauí, reserva um dos mais belos cenários do estado — Foto: Patrícia Andrade

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS