Connect with us

ESPORTES

Rally Cerapió promete movimentar a economia do Piauí

Publicado

em

O Piauí se prepara para receber a 29ª edição do Rally Cerapió, que promete movimentar a economia dos municípios por onde passará. A competição, considerada uma das maiores provas off-road da América Latina, vai reunir em janeiro de 2016 competidores de 24 estados, além de figuras internacionais. Uma caravana com cerca de 1.200 pessoas deve lotar hotéis (pousadas e motéis), bares, restaurantes, postos de gasolina e contratar serviços de empresas locais.

A largada será em Maranguape, no Ceará, e a prova passará por cidades piauienses como Picos, Ipiranga, Valença e União, até a chegada na capital Teresina. O evento reunirá competidores nas categorias carros, motos, quadriciclos, UTVs e bikes, além de mecânicos, equipes de apoio, comissários desportivos e jornalistas dos principais veículos de comunicação do país.

“Serão mais de mil pessoas aquecendo a economia dos municípios por onde a prova irá passar, seja no consumo em restaurantes, lanchonetes, farmácias e no comércio em geral ou na hospedagem em hotéis, pousadas e motéis. Sem contar o abastecimento de veículos, uso dos serviços de borracheiros e oficinas mecânicas. Ou seja, será uma grande contribuição para o desenvolvimento sustentável da região e, certamente, um impacto muito positivo para a economia local, ainda mais em um período de instabilidade econômica”, afirma Ehrlich Cordão, diretor da Radical Produções, organizadora do Rally Cerapió 2016.

De acordo com Fábio Nery, secretário de desenvolvimento econômico de Teresina, a cidade possui três tipos de turismo, o de atração de negócios, o de saúde e a participação de eventos. “O Cerapió se encaixa na realização de competições na cidade e, certamente, faz a diferença ao estimular o consumo no município, além de levar as imagens da nossa terra para o resto do país e apresentar nossa cultura, arquitetura e, claro, nossos talentos do off-road”, explica o secretário.

Apesar de ser realizado em um período de alta temporada, o evento busca também explorar o interior do estado e proporcionar às cidades por onde passa maior fluxo de turistas. O roteiro do Cerapió contempla alguns municípios que não têm em sua receita grande participação do turismo. Se na capital Teresina há maior movimentação, é preciso que haja estímulos como a competição para levar as pessoas às outras regiões do Piauí.

Publicidade

A média da diária por pessoa no estado é um exemplo dessa movimentação. Conforme explica Cláudia Sueni, diretora da Lystur, agência de viagens exclusiva do evento, uma hospedagem custa em torno de R$ 130,00. “Com certeza, a soma das estadias de mais de 1.200 pessoas levará maior fluxo financeiro aos lugares que prestigiarão a competição”, explica.

Alguns hotéis das cidades por onde passará a prova já estão praticamente lotados. Em Picos, por exemplo, os três locais reservados para a competição já não têm mais apartamentos disponíveis.  É o caso do Picos Hotel, que está com todas as vagas disponibilizadas para o Cerapió ocupadas, cerca de três meses antes da largada. De acordo com Antônio José, gerente do estabelecimento, o evento movimenta a economia do município.

“O Cerapió vai garantir cem por cento da lotação dos hotéis de Picos no período em que passar por aqui,  devido à grande procura. Além disso, eventos como esse demandam serviços e produtos da cidade”, comenta Lemos. Em Teresina, 70% dos leitos reservados já estão ocupados.

A partir do dia 25 de janeiro, artesãos e comerciantes de produtos típicos dos municípios por onde os competidores passarão oferecerão itens de consumo da região Shopping Iguatemi de Fortaleza (CE). Os patrocinadores do evento também estarão presentes com estandes e expositores, e o público poderá adquirir os produtos oferecidos pelas marcas.

No dia 26, a organização do Rally Cerapió 2016 realiza a largada promocional, no mesmo local, como abertura do evento. “Nossa expectativa é de repetir ou superar o sucesso da largada promocional que recebemos em 2014, quando tivemos vários pilotos, das diversas modalidades, com seus familiares e uma multidão de curiosos que viu bem de perto as máquinas que percorreram as difíceis trilhas do Cerapió”, encerra Wellington Oliveira, superintendente do Shopping Iguatemi.

Publicidade

 

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS