Connect with us

Alegrete do Piauí

104 ANOS DE ANTÔNIO ELPÍDIO | Data celebra feriado com missa em homenagem ao fundador de Alegrete

Publicado

em

A cidade de Alegrete do Piauí celebra neste dia 12 de setembro, uma das datas mais importantes do município: o aniversário do saudoso Antônio Elpídio Ramos.

Antônio Elpídio Ramos (foto em destaque) completaria nesta terça, 104 anos. Em homenagem ao saudoso será celebrada hoje, às 19h, uma missa na Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima, em Alegrete.

Ele foi fundador de Alegrete do Piauí, contrutor da Igreja Católica e doador da imagem de Nossa Senhora de Fátima, santa padroeira.

A primeira missa em Alegrete foi celebrada há 59 anos quando Antonio tinha 40 anos de idade, em cumprimento de uma promessa dele.

Além disso Antônio Elpídio fez a doação de terrenos para a contrução do mercado, defendeu a passagem da estrada federal BR-316 pelo território alegretense e lutou pela independência do município: a emancipação política.

Publicidade

Alegrete foi destaque nacional através de Antônio Elpídio que ganhou o título de maior produto rural de feijão caupi entre 1981 e 1983, concedido pelo Ministério da Agricultura e EMBRAPA.

Biografia

Antônio Elpídio Ramos, nasceu em 12 de setembro de 1919, na localidade Pocinhos. Filho do casal Antônio Joaquim do Nascimento e Helvina Antônia Ramos, de uma família de cinco irmãos.

Começou sua vida pública muito jovem tendo sido vereador e vice-prefeito de Fronteiras. Mais tarde foi eleito o primeiro prefeito de São Julião pelo voto direto no município e chegou ao que chamamos hoje de Alegrete – sede – por volta de 1938, onde conheceu e casou com a jovem Isabel Antônia Ramos, filha de Tertuliano Sanches Leal e Antônia Maria Leal, os primeiros moradores de Alegrete.

Antônio Elpidio passou a lutar pelo desenvolvimento de Alegrete dando oportunidade a todos que chegavam. Ele lutou para conquistar a emancipação política administrativa de Alegrete do Piauí e teve o seu sonho realizado em 29 abril de 1992. 

Publicidade

Em 2019, no centenário de Antônio Elpídio, a família homenageou com a celebração da missa, inauguração do busto, jantar ao som dos cantores Marquinhos Pernambucano, Rômulo Carlos cover de Roberto Carlos, o sanfoneiro Alvino Luz e o cantor Andrews Robson imitando Luís Gonzaga.


CONTEÚDO RELACIONADO

Em Alegrete, missa, inauguração de busto e shows celebram centenário de Antônio Elpídio Ramos


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS