Connect with us

GERAL

Autoridades piauienses recebem medalha de Mérito no Trânsito

Publicado

em

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) realizou nesta segunda-feira (18) a entrega da medalha de Mérito de Educação e Segurança no Trânsito para diversas personalidades que contribuem para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao trânsito, como ações de prevenção de acidentes

O evento foi realizado no Palácio de Karnak e teve a presença de diversas autoridades, ao todo foram 32 homenageados, entre eles o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margarete Coelho (PP), o diretor geral do Detran, Arão Lobão, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes, o deputado federal Assis Carvalho (PT), o procurador-geral de justiça, Cleandro Moura, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Luciano Nunes, entre outros.

Confira aqui a lista completa dos homenageados.

Na solenidade o governador Wellington Dias destacou a importância de ações voltadas ao trânsito, afirmando que “claro que somente a medalha não é uma política que irá resolver os problemas, mas entendemos da importância de se reconhecer o mérito de homens e mulheres que contribuem para um objetivo de grande importância para o nosso estado. Aqui foi dito pelo Arão, o quanto nós temos de desafiador, por uma particularidade que temos no nosso estado. Na prática éramos o estado com o maior número de vaqueiros do Brasil e a mudança foi muita forte e rápida, onde as pessoas começaram a andar em veículos, especialmente na motocicleta, então há necessidade de se ter um cuidado especial. Nosso objetivo é que para as pessoas pilotarem uma máquina, é preciso ter habilitação, para isso tem que ter a fiscalização e mais do que nunca uma integração com os municípios”.Entrega de Medalhas no Karnak

O governador afirmou que os trabalhos que estão sendo realizados nessa área já estão dando resultados positivos. “Existe a necessidade de integração com os três poderes, com os municípios e com a sociedade. Sei que ninguém gosta da fiscalização, mas sem ela não há cumprimento da lei. Certamente é uma jornada grande. Essa integração já tem tido efeitos em vários municípios e destaco apenas como exemplo a cidade de Teresina, onde tivemos uma redução em 40% dos acidentes nesse primeiro semestre desse ano e isso não é pouco, estamos falando de vidas”.

Publicidade

O diretor Arão Lobão destacou os serviços realizados pelo Detran. “Além do reconhecimento dos relevantes serviços prestados na educação e segurança do trânsito pelas personalidades homenageadas, temos a abertura oficial da semana nacional do trânsito. Vamos alertar sobre o consumo de bebidas e o uso do celular no trânsito que são os responsáveis pelos maiores números de acidentes, vamos dar atenção ainda a condução sem os objetos de segurança e sem carteira de habilitação. Já visitamos nesse ano mais de 60 cidades e estamos atuando de forma contínua, levando a banca examinadora em vários municípios como forma de facilitar a retirada da carteira, assim como criando as condições de atendimentos mais rápidos aos usuários”, disse.

O deputado estadual Júlio Arcoverde (PP) foi um dos homenageados e comentou sobre a decisão do diretor do Detran, Arão Lobão, e do governador Wellington Dias de criarem a medalha. Ele afirmou que muitas pessoas que trabalham pelo trânsito não são reconhecidas. “Fiquei muito feliz, pois a gente que é da área do trânsito e já militou muito no Detran e Denatran, sabe da necessidade das pessoas que trabalham pelo trânsito de serem reconhecidas pelo governo e pelas sociedades organizadas. A criação dessa medalha vem para homenagear aquelas pessoas que trabalham na preservação da vida. O trânsito hoje brasileiro precisa de três elementos muito fortes para ter um ordenamento, que é a fiscalização,a capacitação do motorista e principalmente a educação no trânsito, que tem que vir lá da escola, para quando for tirar a carteira, o estudante já estar capacitado e educado. Hoje no Brasil, cai um avião por dia no trânsito brasileiro, mais de 300 pessoas morrem e o mais preocupante é que 60% são jovens de 18 a 25 anos. Estamos perdendo uma geração por causa do trânsito brasileiro”, afirmou o deputado.

Fonte: GP1 |*Com informações de Thais Guimarães, direto do local

Foto: Lucas Dias/GP1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS