Connect with us

GERAL

Brasil analisa sementes misteriosas que teriam vindo da China pelo correio

Publicado

em

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) investiga o recebimento de sementes misteriosas que teriam vindo da China pelo correio. A pasta diz que, até o momento, quatro casos foram confirmados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás, e Mato Grosso do Sul. O governo do Paraná também confirmou o recebimento de, pelo menos, dez pacotes similares.

As primeiras encomendas apareceram no país há um mês e ainda não é possível afirmar os riscos. Mas há o perigo de que o material tenha algum tipo de praga ou plantas daninhas que causem prejuízos à agricultura e ao meio ambiente.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o material foi enviado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) de Goiânia para as análises técnicas. Ainda não há prazo para a conclusão da investigação.

“A importação de vegetais sem autorização pode facilitar a entrada de pragas ou doenças que não existem ou estão erradicadas no país, além de causar prejuízos econômicos. Para evitar o risco fitossanitário, o Mapa atua no controle do e-commerce internacional com equipe dedicada a fiscalizar e impedir a entrada de material sem importação autorizada no país”, diz uma nota oficial enviada pelo governo federal.

Segundo o gerente de Sanidade Vegetal da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Renato Blood, a orientação é para que caso receba alguma encomenda que não tenha pedido, não abra. “Se abrir, deixe no pacote original e avise as autoridades sanitárias”, diz.

Publicidade

Fonte: Exame

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS