Connect with us

GERAL

Chance de enfartar é maior na época de Natal; saiba como se cuidar

Publicado

em

Analisando registros de 283 mil enfartes do miocárdio, um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Lund, na Suécia, calculou que o risco de um ataque do tipo aumenta em 15% no período do Natal (de 24 a 26 de dezembro) e, especificamente às 22h do dia 24, aumenta 37%. Segundo a pesquisa, as pessoas mais velhas são mais vulneráveis aos riscos nestas datas, principalmente aquelas com mais de 75 anos e com doenças crônicas, como a diabetes e a doença arterial coronariana.

— Festas como o Natal são períodos de muita emoção, e o nosso organismo, ao ser submetido a grandes estresses emocionais, responde com liberação de substâncias que causam aumento da pressão e da frequência. Some-se a isso uma ingestão maior de bebidas alcoólicas e alimentação mais pesada, rica em gordura e sal. Em um paciente que já não tinha a sua pressão, glicose e quadro clínico estabilizados, estes excessos podem ser gatilhos suficientes para provocar quadros cardiovasculares — explica Fernando Bassan, presidente do Departamento de Doença Coronária da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.

O estresse nas festas de fim de ano se dá principalmente pelo fator “expectativa x realidade”. Muitas vezes, as pessoas planejam deixar tudo pronto até certo horário, mas quando percebem, já estouraram este limite de tempo.

— Ficamos estressados quando não atingimos nossas exigências. Além disso, também é o momento que reavivamos os encontros com as pessoas, principalmente da família, e podemos nos deparar com pessoas com quem não temos assuntos resolvidos. O estresse se intensifica pelo aumento da expectativa dirigidas a nós mesmos ou aos outros — afirma Lindinaura Canosa, especialista em terapia de casais e família, e psicanalista da Sociedade de Psicanálise da Cidade do Rio de Janeiro (SPCRJ).

Problemas cardíacos são as principais causas de morte do mundo. Por isso, é preciso manejar as emoções nas festas de fim de ano, para que o momento de alegria não se torne triste e assustador. Além disso, tabagismo, má alimentação e sedentarismo, por exemplo, são componentes do estilo de vida que podem agravar a saúde e aumentar as chances de enfartes.

Publicidade

Um Natal mais relaxado

Planeje-se

Crie uma lista do que deve ser feito juntamente com seus prazos e custos

Não crie expectativas em excesso

No momento de fazer o planejamento, crie metas que sejam possíveis de serem alcançadas. Isto evita frustrações

Publicidade

Evite acumular tarefas

Divida as tarefas entre as pessoas da sua família para que ninguém fique sobrecarregado

Aproveite a festa

Não deixe que algo que não ocorreu como planejado estrague todo o resto. Aproveite a presença de todos e curta o momento

Seja grato

Publicidade

As festas de fim de ano são ótimos momentos para agradecer pelo o que aconteceu de bom. Aproveite a comemoração para fizer às pessoas que estão a sua volta o quando são importantes para você!

Não exagere

Nem na comida nem na bebida. Seu objetivo não é passar o Natal no hospital, certo? Não gere preocupações em seus familiares, seja moderado

Passado fica no passado

O que aconteceu no passado, passou. Não leve rancores para a festa e nem use o momento para “tirar alguma história a limpo”. Se alguém falou algo que você não gostou, deixe pra lá. Se alguém te destratou durante a festa, releve e converse com esta pessoa no dia seguinte, com mais calma.

Publicidade

Fonte: Extra.globo.com

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS