Connect with us

GERAL

Chegada da estação seca requer cuidados para a saúde, alerta climatologista

Publicado

em

As altas temperaturas registradas no mês de maio já podem ser sentidas em diversas cidades do Piauí e lembram muito o período mais quente do ano que é o BR-O-BRÓ.

Neste ano, nos primeiros cinco meses, na região Centro-Sul do Piauí a frequência de chuvas foi irregular, o que causou danos a agricultura e consequentemente frustração para o homem do campo.

O climatologista Werton Costa alerta para os riscos que os níveis de ensolação e baixa umidade do ar, podem causar grandes transtornos para a saúde humana, principalmente, entre crianças e idosos.

A baixa nebulosidade gera maior radiação do sol, ar seco, calor e exige mais dos organismos dos serres vivos.

O climatologista e professor da Universidade Estadual do Piauí, reforça o que médicos especialistas sempre recomendam para que haja maior ingestão de líquidos e proteção da pele com o uso de protetor solar, roupas leves e evitar exercícios físicos intensos durante o dia entre às 10h e 15h.

Publicidade

“São recomendações muito importantes porque as autoridades meteorológicas estão emitindo alertas de condição de tempo seco, principalmente mais para o sul do estado. A medida que avançarmos no mês de junho esses alertas se tornarão rotineiros na faixa norte do Piauí”, orienta.

No mês de maio o fenômeno La Niña que é caracterizado como aumento das estações chuvosas nas regiões Nordeste e Amazônica foi menos frequente ocasionando assim a diminuição de nuvens no céu.

As nuvens de acordo com Werton atuam como uma espécie de barreira de contenção dos raios solares. No entanto, no decorrer dos meses as condições temporais passam a ser mais adversas e implicam riscos à saúde humana.

Nesta segunda-feira, dia 30 de maio, a previsão é de tempo quente com céu ensolarado e temperatura máxima de 35 graus. Até as 08h30min os termômetros registraram 25 graus.

A mínima prevista é de 24 graus.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS