Connect with us

GERAL

Cidades do Maranhão terão temperaturas acima de 40º nesta sexta-feira (22)

Publicado

em

Com a grande onda de calor que chegou no Brasil, o Maranhão também foi atingido com a alta da temperatura, sendo que em 11 cidades do interior do estado a sensação térmica será quente.

De acordo com o site Climatempo, a cidade de Arame vai registrar a maior temperatura do estado do Maranhão nesta sexta-feira (22), marcando nos termômetros 42º, uma das maiores temperatura do ano no estado do Maranhão.

Outras cidades deve ficar na marca dos 40º ou mais:

Açailândia (41º)
Imperatriz (40º)
Grajaú (40º)
Barra do Corda (40º)
Ribamar Fiquene (40º)

Já em outras regiões como Sul e dos Cocais, algumas cidades devem marcar nos termômetros cerca de 39º, nesta sexta:

Publicidade

Balsas (39º)
Timon (39º)
Caxias (39º)
Presidente Dutra (39º)

Grande Ilha

Já a região metropolitana de São Luís, que composta pela capital maranhense e as cidades de Paço do Lumiar, São José de Ribamar e Raposa deve ter temperatura variada entre 33º e 34º.

Quais as causas para a grande onda de calor?

O calor não é incomum durante a transição entre o inverno e a primavera, as neste ano, a principal responsável pela onda de calor extremo é uma bolha de ar quente que atua entre o Paraguai e o Centro-Oeste brasileiro.

Marcas perto ou acima de 40°C estão previstas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí, Maranhão, Paraná e Mato Grosso do Sul.

A intensa onda de calor que atinge o Brasil continua se espalhando pelo país e os próximos dias serão marcados por temperaturas elevadas em praticamente todas as regiões. De acordo com a Climatempo, o período “muito quente” deve se estender até a primeira semana da primavera, podendo se estender até o final do mês em algumas áreas do interior do país. “Esta onda de calor teve início no dia 17 de setembro de 2023 e deve se prolongar pela primeira semana da primavera. Algumas áreas pelo interior do Brasil, em parte do Centro-Oeste, do Norte, do Nordeste poderão conviver com temperaturas muito altas até quase o fim de setembro”, afirma a previsão.

Publicidade

Fonte: O Imparcial

Facebook

MAIS ACESSADAS