Connect with us

GERAL

Educação de Jacobina do Piauí realiza reunião sobre a Busca Ativa Escolar

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Jacobina do Piauí  realizou na tarde desta sexta-feira, 23 de abril,  na escola Severo Rocha, uma reunião sobre o programa Busca Ativa Escolar – Fora da  Escola Não Pode.  O objetivo do encontro  foi de efetivar as ações referidas ao programa.

A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.

Durante a reunião,  agentes (professores) foram mobilizados a buscar matricular pessoas  acima de 18 anos que não são alfabetizados, tendo em vista, o município estar com altos índices de analfabetismos.

A reunião foi conduzida pela secretária municipal de Educação,  Edilene Paula, que na oportunidade,  fez a entrega de um kit para os professores  com camiseta, boné e crachá do programa.

Publicidade

Segundo a  secretária  de Educação, Edilene de Paula, mais conhecida como Dilora, o programa orienta os secretários a fazer a busca de alunos.  “O objetivo geral  do programa é que ninguém fique fora da escola, mesmo em pandemia”, ressaltou ela, que disse ainda que o intuito do encontro foi reunir  os agentes e mobiliza-los a percorrer todo o município identificando e matriculando alunos,  onde eles terão o suporte dos  diretores  e coordenadores na busca ativa.

Ela também acrescentou que o programa é muito importante para o município. “O busca ativa é de tamanha importância  porque auxilia, mostra todas as estratégias, o que fazer e como fazer, então estou consciente que vai dar certo e que vamos conseguir melhorar nosso índice de analfabetismo”, afirmou.

Neste ano, o  programa Busca Ativa Escolar, dentre outros pontos,  tem  reforçado a campanha ‘Fora da Escola Não Pode’, mesmo que a escola esteja funcionando em outros formados, devido à pandemia.

 

Fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS