Connect with us

GERAL

Educação de Picos inicia atividades do Projeto Busca Ativa Escolar

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou as atividades do Projeto Busca Ativa Escolar, que tem por objetivo combater a exclusão escolar. Em Picos, o projeto foi denominado de “Libras para falar português e escrever”.

A professora da Secretaria de Educação de Picos, Renária Rodrigues de Castro, comenta sobre o projeto. “Nós assumimos um projeto onde a gente desenvolveu aulas para ensinar libras aos nossos alunos surdos da rede. Nós fizemos uma busca ativa, eles são de diferentes escolas, cidades, e diferentes anos. A gente propôs para eles, atividades onde eles pudessem aprender libras, na intenção também de aprender português para escrever”, frisou.

Professora Renária Rodrigues de Castro

Renária Castro ainda ressalta a importância do projeto para o desenvolvimento dos alunos surdos. “Ele é importante porque para a pessoa surda, a língua natural dela é a libras, e para ela participar da sociedade como um todo, ela precisa aprender a língua natural dela e também a língua oficial do país, e para isso, também é importante que a família aprenda também, para ele não ser um ser isolado dentro da própria família”, assegurou.

Professora da Rede Municipal de Picos desde 1997, D’arc Cardoso, comenta sobre o objetivo do projeto. “A nossa intenção, além de aplicar esse projeto, da importância dele, da relevância dele, que é justamente incluir os alunos surdos na escola e na sociedade, e que eles se reconheçam, porque temos alunos que não se reconhecem como surdo, mesmo sendo surdos, eles não se reconhecem. Então esse projeto é uma forma deles entenderem que são diferentes, mas não precisam se excluírem”, informou.

Professora D’arc Cardoso

D’arc Cardoso ainda pede para que os país não tirem seus filhos das escolas, e reafirma o trabalho dos educadores.

Publicidade

“Eu quero fazer um apelo especial aos pais que matricularam seus filhos nas escolas municipais, que não estão aceitando o projeto de libras ou que estão tendo dificuldade em nos ajudar, que por favor, não tire seus filhos das escolas municipais, eu falo isso como professora, como educadora, o que a gente tem de melhor, o que a gente pode dar de melhor para os nossos filhos é a educação”, ressaltou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS