Connect with us

GERAL

Estudante cria aplicativo para agendar vacina contra a Covid e zera filas em cidade do Piauí

Publicado

em

O estudante Cristian Paulo Nunes da Silva, de 28 anos, desenvolveu um aplicativo utilizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Corrente, no Sul do Piauí, para agendamento de vacinação contra a Covid-19. A ferramenta zerou as filas de vacinação contra a doença no município.

Além do agendamento com horário definido para a vacina contra a Covid-19, o Agenda VAC gerencia e organiza demandas das campanhas de vacinação de outras doenças na cidade, calcula e informa a quantidade de doses necessárias por público alvo.

Filas zeradas

O município de Corrente contabiliza ao todo 1550 casos confirmados de Covid-19 e 22 óbitos. Ao todo, a Secretaria Municipal de Saúde de Corrente já aplicou 5.429 doses do imunizante contra a Covid-19 para idosos, profissionais de saúde, pessoas com deficiência, pessoas com comorbidades e integrantes das forças de segurança.

A coordenadora da Atenção Básica em Corrente, Jéssica Neves, explicou que no início da vacinação contra a Covid-19 no município a Secretaria de Saúde enfrentou problemas, como longas filas, na hora de vacinar os grupos prioritários da cidade.

“No início da vacinação havia filas e aglomeração. Após o início do uso do aplicativo, não temos mais fila de espera”, disse a coordenadora.

Desenvolvimento do aplicativo

O aplicativo foi desenvolvido sob a orientação do professor Juan Morysson Viana Marciano, do campus do Instituto Federal do Piauí de Corrente, onde Cristian Paulo estuda Análise e Desenvolvimento de Sistemas, através do projeto “Implementação de Agenda de Vacinação em Corrente – PI” feito em parceria com a Secretaria de Municipal de Saúde de Corrente.

Publicidade

“Ao levar minha sogra para vacinar, observei muita gente nas filas, muita aglomeração. Era um caos. Foi aí que busquei a secretaria de saúde. Fui informado de que o órgão já tinha a vontade de ter uma ferramenta que facilitasse na hora da vacinação. Juntou a vontade da secretaria com a minha ideia”, afirmou o professor.

Rotina do estudante

Cristian Paulo Nunes da Silva mora em Formosa do Rio Preto, no estado da Bahia, a 70 km de Corrente. Em 2018, foi aprovado para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Instituto Federal do Piauí (IFPI).

Antes do início da pandemia, ele e os pais saíam diariamente de casa às 4h da manhã e só retornavam após as 23h. Em 2019, durante esse trajeto, chegou a se envolver em um grave acidente. Desde muito jovem o estudante se dedica a estudar formas de facilitar a vida das pessoas através de ferramentas tecnológicas.

“Sempre quis fazer esse curso, mas até então não existia na região onde eu moro. Até que em 2018 surgiu essa oportunidade através do IFPI. Sempre gostei da área de tecnologia e desde novembro de 2011 quando comprei meu primeiro computador essa vontade cresceu ainda mais”, disse o estudante.

Quando foi convidado para participar do desenvolvimento da ferramenta, Cristian viu na ideia uma oportunidade de contribuir com ações que podem facilitar e agilizar o processo de imunização dos grupos prioritários.

“Gostei muito de fazer parte desse projeto. Eu já tinha parcerias em outras aplicações anteriores, inclusive meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) foi um projeto cujo objetivo era orientar, tirar dúvidas e realizar pré-diagnósticos sobre a Covid-19 na cidade de Corrente”, disse.

O estudante deve apresentar o TCC ainda em 2021. A data marcada para julho foi adiada devido a restrições da pandemia.

Publicidade

Vacinação contra Covid-19 no Piauí

Menos de 10% da população recebeu as duas doses da vacina contra a doença. Um total de 583.990 piauienses já receberam a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 no estado. E 279.733 pessoas já tomaram as duas doses do imunizante contra a doença.

Casos de Covid-19 no Piauí

Os casos confirmados no estado somam 269.088 distribuídos em todos os municípios piauienses. Já os óbitos pelo novo coronavírus chegam a 5.844 e foram registrados em 222 municípios, desde março de 2020, segundo os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde. Apenas duas cidades não registraram mortes pela doença, entre os 224 municípios piauienses.

Dos leitos existentes na rede de saúde do Piauí para atendimento à Covid-19, há 1.072 ocupados, sendo 662 leitos clínicos, 376 UTIs e 34 em leitos de estabilização. As altas acumuladas somam 16.454 té o dia 20 de maio de 2021.

A Sesapi estima que 262.203 pessoas já estão recuperadas ou seguem em acompanhamento (casos registradas nos últimos 14 dias) que não necessitaram de internação ou evoluíram para morte. A ocupação de leitos de UTI Covid adulto está em cerca de 90% na capital e em 99% nos hospitais do interior do estado.

Fonte: G1 PI

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS