Connect with us

GERAL

Estudantes carentes do Piauí ganham intercâmbio musical na Itália

Publicado

em

Com as malas quase prontas para partir rumo à Itália, alunos carentes do projeto “Música para Todos” no Piauí vão para o país europeu em um intercâmbio musical. Oito alunos, mais dois professores e dois instrutores vão participar do I Seminário de Iniciação Musical através da Flauta Doce e Canto, na cidade de Cantânia. Os doze piauienses embarcam para a Itália neste domingo (8).

O Música para Todos foi contemplado no Programa Conexão Cultura Brasil, do Mistério da Cultura, que promove a internacionalização da cultura brasileira, e realizou I Concurso de Grupos Musicais do projeto para escolher os estudantes que fariam o intercâmbio. Os selecionados se reuniram nesta quarta-feira (4) para treinar as últimas notas antes da tão esperada viagem para o exterior.

Bruno Rafael (do meio) foi o idealizado do grupo "Arte do Sopro" vencedor do concurso (Foto: Fernando Brito/G1)
Bruno Rafael foi o idealizador do “Arte do Sopro”;
vencedor do concurso (Foto: Fernando Brito/G1)
Projeto mudou meu desempenho na escola, disse Bruno Rafael (Foto: Fernando Brito/G1)
Projeto mudou meu desempenho na escola, disse
Bruno Rafael (Foto: Fernando Brito/G1)

Com o objetivo de pegar experiência com a flauta, o jovem estudante Bruno Rafael Dias Pereira, de 16 anos, cria expectativas para o primeiro intercâmbio no exterior. Fundador do grupo de flauta Arte de Soprar e vencedor do concurso, o jovem morador do bairro Monte Castelo, Zona Sul de Teresina, diz que o resultado foi uma surpresa que trouxe muita alegria.

“Eu não esperava o resultado. Quando ouvi o nome do grupo ser chamado como vencedor, fiquei muito surpreso e a alegria foi imensa. Estou muito feliz com a conquista e vou dar o meu melhor na Itália”, disse o jovem afirmando que depois que entrou no projeto, o desempenho na escola melhorou.

Outra estudante que também está com passaporte e malas prontas para a viagem é a Paula Milena, de 17 anos, que está no projeto há dois anos, período em que mora em Teresina. Nascida na cidade de Luzilândia, a 234 km da capital, a menina começou na música desde pequena cantando e tocando trompete com um grupo musical nas praças públicas do seu município.

Junto com ela está Ana Gláucia Barbosa, de 17 anos, companheira de Milena no grupo de canto “Eu e Elas”. A moradora do Centro da capital piauiense iniciou na música no canto lírico. Ela começou há um ano e relata que não foi fácil seguir no projeto, pois precisou abdicar de coisas que gostava, como sair com os amigos, para se dedicar aos estudos.

Publicidade

“A gente precisava dar todo o nosso empenho para fechar a apresentação. Precisávamos deixar de lado algumas coisas como sempre ter a companhia de um amigo em passeios. Mas a gente sabia que o projeto precisava do nosso esforço. E aqui estamos na expectativa para uma grande experiência na Itália. Com certeza o aprendizado que teremos lá só vai acrescentar na nossa capacidade”, contou.

Grupo vocal "Eu e Elas" fazem os últimos ajustes para a apresentação na Itália (Foto: Fernando Brito/G1)
Grupo vocal “Eu e Elas” fazem os últimos ajustes para a apresentação na Itália (Foto: Fernando Brito/G1)

O responsável pelo grupo “Eu e Elas”, que acompanhou as meninas no projeto, é Sílvio Rosário, de 24 anos, professor de teclado e flauta do Projeto Música Para Todos há 6 anos. Ele é um dos professores que também vai acompanhar os meninos na viagem para a Itália. Segundo ele, a oportunidade é única. “A expectativa é a melhor possível. Nós queremos mostrar o nosso trabalho e a experiência só vai aumentar no nosso currículo. Além do mais, o contato com outra cultura e a troca de experiências, só vai favorecer ainda mais nosso trabalho”, contou.

Os alunos, professores e instrutores ganharam o intercâmbio através do projeto Conexão Cultura Brasil Intercâmbios, lançado pelo Ministério da Cultura em julho do ano passado, com o objetivo de promover a preseça de artistas e empreendedoras brasileiros em eventos no Brasil e no exterior.

 

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS