Connect with us

GERAL

Fenômenos ‘Superlua’ e ‘Lua Rosa’ são registrados em Teresina; veja fotos

Publicado

em

Na terça-feira (7), o jornalista fotográfico Djalma Batista reuniu os dois filhos e a esposa no quintal de sua residência, localizada no bairro Cidade Nova, Zona Sul de Teresina, e registrou o fenômeno. “Nesse ano, como estamos todos em casa por causa da pandemia do coronavírus, nós ficamos concentrados no quintal de casa e eu fiz essas fotos”, comentou.

João registrou pela primeira vez a lua rosa — Foto: João Albert

João registrou pela primeira vez a lua rosa — Foto: João Albert

Os fenômenos despertaram a criatividade de diversos profissionais da fotografia, como é o caso de João Albert. Do portão de sua casa, no bairro de Fátima, na Zona Leste de Teresina, e com um recurso da câmera, o fotógrafo fez uma sequência da ‘lua rosa’.

“Essa foto onde ela aparece em quatro, foi uma múltipla exposição, onde são tiradas quatro fotos em sequência direto da câmera. Uma foto vai sobrepondo a outra, não tem manipulação no computador, foi tudo da câmera”, contou.

Em outra foto, João aproveitou para usar as luzes dos postes de iluminação pública. “A outra onde ela está na vertical com vários pontos de luz, são as luzes dos postes, coloquei ela no meio pra ela não ficar por si só”, afirmou.

João Albert brincou com as luzes dos postes para fazer a foto — Foto: João Albert

João Albert brincou com as luzes dos postes para fazer a foto — Foto: João Albert

O físico Wilton Araújo explicou que o aumento da lua se dá pelo crescimento de 7% de sua estrutura visualmente, algo que não é tão diferente da lua cheia.

Publicidade

“A lua se aproxima muito da Terra e, devido à aproximação e pelo aumento visual não tão significativo, ele é de 7%, ela se torna maior para nós. Ela fica com 90% de toda a sua estrutura à mostra e ainda é reflexiva ao sol, o que faz com que ela se torne maior, algo que não é muito diferente das nossas luas cheias”, comentou.

O fenômeno pôde ser observado nesta terça-feira (7) — Foto: Roberta Aline

O fenômeno pôde ser observado nesta terça-feira (7) — Foto: Roberta Aline

Já o tom avermelhado dela se dá devido às condições atmosféricas da região. “Ela não fica rosa, ela fica com tonalidade avermelhada. Isso é devido à atmosfera, por conta da umidade, porque de fato a lua não muda de cor”, esclareceu.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS