Connect with us

GERAL

Secretaria de Obras promove o ‘Dia D da Limpeza Pública’ e beneficia o meio ambiente de Santana

Publicado

em

A gestão do município de Santana do Piauí trabalhando sempre para o desenvolvimento de forma sustentável, promoveu nesta segunda-feira, 19 de abril, através da Secretaria Municipal de Obras, o “Dia D da Limpeza Pública” como ação em prol de melhorias do meio ambiente.

De acordo com o secretário de Obras, José Leal, os trabalhos foram voltados para a coleta de resíduos sólidos pela equipe responsável com carro coletor. Paralelo a coleta, os garis do município atuam cuidando da limpeza e retirada de lixo das vias públicas, além do trabalho de limpeza e remoção do mato.

“Nosso trabalho é sempre em prol de fazer com que Santana do Piauí avance. Assim como no ano passado, queremos este ano atender os critérios estabelecidos e garantir o ICMS Ecológico para nosso município”, destacou o secretário de Obras.

A prefeita Maria José enfatizou que o trabalho continua com objetivo de deixar o município cada vez melhor.

“A conquista do Selo de 2020 foi marcante para nós e assim seguimos na intensificação das ações que nos deram resultados positivos. Todo o resultado foi fruto de trabalho em conjunto em prol de uma Santana cada vez melhor. Agora estamos na luta para repetirmos e fazer com que nossa cidade melhore cada vez mais”, disse a prefeita Maria José.

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR-PI), estabelece nove critérios para os municípios trabalharem em prol do meio ambiente.

Publicidade

No último dia 12 de abril, a Semar realizou uma live para apresentar o ICMS Ecológico 2021. A secretária de Estado do Meio Ambiente do Piauí, Sádia Castro, explica que a intenção é que mais municípios participem do ICMS Ecológico e sejam certificados.

“O ICMS ecológico é um artifício para premiar os municípios que realizam boas ações de gestão ambiental. É importante dizer que os critérios estabelecidos seguem o plano nacional de meio ambiente, na política nacional de meio ambiente e o no que rege a Constituição Federal sobre a responsabilidade dos órgãos federativos com relação à proteção ambiental”, disse Sádia Castro.

Dos nove critérios, o município que alcançar seis, recebe o Selo A. Para garantir o Selo B é necessário atingir quatro dos nove critérios. A cidade que conseguir alcançar três critérios garante o Selo C.

O município de Santana do Piauí atingiu em 2020 a classificação de 79 pontos, adquirindo padrões de redução do índice de desmatamento, identificação de poluição sonora e de edificações irregulares, o que garantiu a primeira Certificação Ambiental, Selo C, ICMS Ecológico 2020, concedido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR/PI).

No decorrer da semana novas ações em prol do meio ambiente da cidade de Santana do Piauí serão executadas.

Publicidade

Veja mais fotos das primeiras ações da Secretaria de Obras

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS