Connect with us

GERAL

JAICÓS | Em ação preventiva contra o mosquito da dengue, Vigilância Sanitária recolhe pneus em borracharias da cidade

Publicado

em

Com o intuito de proteger a população contra o Aedes aegypti, a Vigilância Sanitária, através da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde de Jaicós realizou uma ação com um objeto que pode se tornar um dos principais pontos de reprodução do mosquito: os pneus usados.

Os pneus merecem atenção especial por sua capacidade de acumular água parada, ambiente de criadouro do mosquito transmissor da zika, dengue e chikungunya. Nesta sexta-feira (12), as equipes da Pasta percorreram diversas borracharias e oficinas da cidade e coletaram vários pneus de carros, caminhões e motocicletas. Também foi realizado um trabalho educativo com os proprietários das borracharias.

A coordenadora da Vigilância sanitária, Lusimária de Moura Sousa, explicou que a ação é simples, mas que impacta de forma extremamente positiva na questão ambiental e na saúde da população.

“Como todos são conhecedores, estamos vivendo um momento de pandemia da Covid-19, mas não podemos esquecer que estamos em período de chuvas, e com o intuito de proteger a população contra os mosquitos causadores de doenças, a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Vigilância Sanitária e os Agentes de Endemias, está destacando uma atenção especial às borracharias e oficinas. Por isso, estamos recolhendo os pneus para evitar a proliferação de larvas do mosquito”, informou a Coordenadora.

À população, o pedido da Vigilância é para que não faça o descarte dos pneus em via pública, e ao invés disso, os entregue às borracharias para que sejam recolhidos.

Audeli Coutinho, secretária de Saúde, disse que os pneus podem colaborar para a multiplicação dos mosquitos, por isso a importância do cuidado com esses objetos. “Mesmo que a água seque, os ovos têm a capacidade de sobreviver por até 45 dias em ambientes secos, por isso, os pneus podem se tornar veículos de viagem do mosquito e disseminar as doenças, uma vez que encontrem água novamente, mesmo que seja o equivalente a uma colher de chá. Além disso, são objetos de grande capacidade poluidora quando descartados erroneamente, seja em rios ou terrenos” disse Audeli Coutinho, Secretária de Saúde.

Publicidade

A prefeitura, através da Secretaria de Saúde e da Vigilância Sanitária, alerta também aos proprietários de imóveis no município sobre a importância de manter terrenos e quintais limpos, a fim de evitar a proliferação de animais peçonhentos e até criadouro de mosquitos transmissores de doenças, como por exemplo, a dengue.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS