Connect with us

GERAL

Patos do Piauí realiza Conferência de Assistência Social e discute melhorias para o SUAS

Publicado

em

O município de Patos do Piauí realizou, na última quinta-feira (19), a XII Conferência Municipal de Assistência Social, evento participativo com o objetivo de avaliar a política da Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social, com base no diagnóstico local e reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado.

O evento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social e teve como “Assistência Social: Direito do Povo, com financiamento público e participação social”.

A abertura oficial foi feita pela coordenadora do CRAS, Ivaldete Reis, que é presidente do Conselho Municipal da Assistência Social. Em seu discurso, ela falou da alegria de reunir a representantes da sociedade e do poder público para discutir um tema tão importante, as políticas públicas sociais.

“Vamos fazer um trabalho digno. Agradeço a todos que vieram participar da Conferência, esse momento tão importante. O nosso objetivo é avaliar a política da assistência social e elaborar propostas para a melhoria em nosso município, no Piauí e no Brasil”, disse.

Após a cerimônia de abertura, que contou com a participação da Banda Marcial do município, a assistente social Érika Patrícia de Goes Andrade ministrou a palestra magna, abordando a temática “A Assistência Social não é um favor, é um direito”, que subsidiou os grupos de trabalho.

Publicidade

Em seguida, os participantes foram divididos em três grupos para discutir e elaborar propostas com base nos eixos – Assistência Social é um direito do cidadão e dever do Estado; Financiamento público; e SUAS com participação social.

As proposições elaboradas pelos grupos foram apresentadas na plenária final e aprovadas pelos participantes. As sugestões de melhorias para o Sistema Único da Assistência Social são direcionadas aos três entes federado, município, estado e união, e serão levadas para a etapa estadual, que acontecerá em Teresina.

Dentre as reivindicações, o cofinanciamento da política de assistência social, a realização de atividades de lazer, cursos técnicos e a criação de um Conselho de assistência à pessoa idosa, implementar a participação dos usuários e trabalhadores junto ao Conselho da Assistência Social, garantir a participação dos gestores nas reuniões da Comissão Intergestores Bipartites (CIB), dentre outras.

Ao final, foram escolhidos os delegados que irão representar o município de Patos do Piauí na Conferência Estadual. Foram eleitos Ivaldete Reis (titular) e Maria Eronildes (suplente) representando as organizações governamentais, e Maria das Graças (titular) e jeane César (suplente), representando as organizações não governamentais.

O evento contou com as presenças de autoridades como o vereadores Antônio Rufino (Tonhão) e Francisco Oseias, do secretário de Administração, José Iranildo, a adolescente Adriana, representando o NUCA, a assistente social Meiryana Leão, além de representantes da sociedade civil organizada.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS