Connect with us

GERAL

Piauí apresenta protocolo de atendimento para casos de Febre do Nilo no país

Publicado

em

  A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí, juntamente com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina, vai apresentar os procedimentos de atendimento médico-hospitalar a ser adotados para os casos suspeitos da Febre do Nilo Ocidental. A apresentação será feita durante o “I Seminário e Workshop sobre o vírus do Nilo Ocidental no Brasil”, a ser realizado nos dias 23 a 25 de março, em Brasília. Por ter sido o primeiro caso registrado no país, o Piauí tornou-se referência nacional, daí a adoção de um protocolo de atendimento aos casos suspeitos.

De acordo com o diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, Hérlon Guimarães, o Piauí fará o lançamento para mais de 60 especialistas, tanto do Brasil como do exterior, que poderão adequar este protocolo, conforme a localidade. “No Mato Grosso, há um caso suspeito, não confirmado, mas que continua sob investigação. Esse protocolo serve de referência para aquele estado”, explica Guimarães, um dos palestrantes juntamente com o médico infectologista, Marcelo Adriano, que também atua na Unidade de Respostas Rápidas de Epidemiologia da FMS.

O evento é promovido pelo Ministério da Saúde e foi planejado por conta da doença ter sido confirmada no país. O evento pretende discutir que medidas os estados e municípios devem adotar, caso ocorram outros casos suspeitos e/ou confirmados do vírus da Febre do Nilo.

O Brasil teve um único caso confirmado, no município de Aroeira do Itaim(PI), a 340km ao sul de Teresina. A confirmação ocorreu em outubro de 2014. Uma ampla investigação de campo foi realizada no sentido de identificar possíveis casos suspeitos, o que não se confirmaram. Segundo Guimarães, o Estado está vigilante e o segundo caso suspeito não foi confirmado, mas continua sob investigação, conforme indica o protocolo.

 

Publicidade

Fonte: Governo do Estado

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS