Connect with us

GERAL

Piauí se mantém como quinto maior produtor de energia eólica do país

Publicado

em

Dados divulgados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE na metade de setembro, mas relacionados aos sete primeiros meses do ano (janeiro e julho) indicam que o Piauí segue entre os cinco maiores produtores de energia éolica do país.

Torres de geração de energia eólica no Sudeste do Piauí (Foto: Divulgação)
Torres de geração de energia eólica no Sudeste do Piauí (Foto: Divulgação)

No período, a produção de energia eólica em operação comercial no Sistema Interligado Nacional (SIN) foi 25,3% superior à geração no mesmo período do ano passado.

As usinas da fonte produziram um total de 3.794 MW médios frente aos 3.029 MW médios gerados no mesmo período de 2016. Ao final de julho deste ano, a CCEE contabilizou 446 usinas eólicas em operação comercial no país, que somavam 11,3 GW de capacidade instalada, incremento de 19,7% frente à capacidade das 371 unidades geradoras existentes em julho de 2016.

No início de setembro, a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica) contabilizou 12,18 GW de capacidade instalada e 486 parques eólicos, incluindo-se nesta conta também as usinas que já entraram em teste.

Os dados de geração da CCEE apontam ainda que o Rio Grande do Norte permanece como maior produtor de energia eólica do país com 1.227 MW médios em 2017, aumento de 25,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

A produção de energia eólica é cada vez mais importante para abastecimento no Nordeste. Exemplo disso é que no dia 14 de setembro, as eólicas abasteceram 64% da demanda média do Nordeste. Isso em um dia de semana, com alta demanda, é algo extraordinário. Aos finais de semana, quando a demanda total é menor, a taxa de atendimento chega a ser ainda mais alta. No domingo, 10 de setembro, a energia eólica respondeu por 71% do Nordeste.

Publicidade

 

Fonte: Portal AZ

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS