Connect with us

GERAL

Polícia Civil vai usar WhatsApp como aliado em programa de combate a roubos no PI

Publicado

em

O delegado geral de Polícia Civil do Piauí, Luccy Keyko, informou que solicitou ao governo do estado mais celulares funcionais aos policiais civis da capital para possibilitar uma maior integração com a população. O objetivo é usar o WhatsApp como aliado na interação com os moradores dos bairros para tentar apurar mais rapidamente e coibir crimes de roubos e furtos. A ação foi anunciada nesta segunda-feira (9) durante lançamento do Programa de Combate ao Roubo.

Segundo o delegado, essa é uma das medidas que podem ajudar no crime, que, segundo ele, mais tem afetado a população e que, se não combatido de forma eficaz, pode se agravar.

“Queremos que os policiais possam manter estreito contato com os moradores e que tenhamos parceria com a sociedade para combater o crime de roubo. Vamos mexer na ferida, vamos mexer onde há mais reclamações das pessoas. Se não combatermos de forma eficaz o roubo, há mais chance de haver um latrocínio, que é algo que preocupa muito a todos”, explicou.

Segundo ele, o roubo, especificamente de celulares, é o delito atualmente mais registrado em Teresina. O uso do WhatsApp, segundo ele, já teve exemplos positivos em distritos da capital, onde delegados e agentes de polícia tinham grupos com a população para receber rapidamente informações sobre crimes cometidos nos bairros.

Programa de Combate ao Roubo

Secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu. — Foto: Lucas Pessoa/G1

Secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu. — Foto: Lucas Pessoa/G1

A Polícia Civil do Estado do Piauí lançou, na manhã desta segunda-feira (9), o Programa de Combate ao Roubo, que pretende combater e aplicar medidas mais incisivas para combater os crimes de roubo, o mais registrado em Teresina.

Publicidade

O Secretário de Segurança Pública do Piauí, Fábio Abreu, disse que o Programa surgiu em resposta à reclamação popular com relação aos casos de crime patrimonial praticado com violência ou grave ameaça. O roubo de celular é o mais comum deles.

“Casos de roubos e furtos serão tratados somando forças com os distritos, para dar resposta mais eficiente daquilo que a população mais reclama, que é esse tipo de crime”, disse o secretário.

O delegado geral Luccy Keiko explicou que as mudanças serão aplicadas em todas as delegacias distritais, facilitando o acesso dos policiais ao banco de dados da Polícia, aumentando a quantidade de inquéritos instaurados para apuração do crime de roubo.

“Quando falo de medidas cautelares é sobre busca e apreensão e prisão dessas pessoas identificadas. Não adianta mais apenas identificar os suspeitos, eles precisam ter a sua prisão preventiva representada perante o Tribunal de Justiça”, explicou o delegado geral.

Outra medida utilizada pelo Programa será o auxílio de policiais voluntários, que trabalharão nos dias de folga, mas receberão pelos dias trabalhados.

Publicidade

“Vamos trabalhar para que o policial seja pago rigorosamente em dia, para que ele se sinta contemplado nesse trabalho voluntário”, contou o secretário de Segurança Pública.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS