Connect with us

GERAL

CGE lança aplicativo e população poderá denunciar irregularidades na gestão

Publicado

em

A Controladoria Geral do Estado (CGE) lançou ontem um aplicativo para dispositivos móveis em que a população poderá denunciar atos de corrupção e demais irregularidades na administração pública. Chamado de “De Olho na Gestão”, o aplicativo foi desenvolvido pela CGE em parceria com a Universidade Estadual do Piauí. Na próxima semana, a CGE vai informar como a população poderá baixar o programa e usar a ferramenta.
“Com o aplicativo, qualquer cidadão pode tirar uma foto de uma obra, ou fazer alguma reclamação de alguma gestão, ou um elogio, através de um aplicativo no celular, onde ele vai poder mandar essas informações e nós vamos verificar a fundamentação. Se for alguma denúncia, vamos in loco verificar se isso procede. É importante a sociedade também ajudar a fiscalizar na aplicação dos recursos públicos”, comentou o controladorgeral do Estado, Darcy Siqueira, durante a 17ª Reunião Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que reúne controladores de todos os estados e municípios do Brasil.
O aplicativo permitirá que o cidadão tenha uma interação ainda maior com a administração pública, atuando como agente fiscalizador. “Com essa ferramenta vai ser possível, principalmente para os órgãos de controle, saberem quais são as principais demandas da sociedade e, com isso, direcionar suas atividades para essas demandas. O objetivo disso é ter mais efetividade nas nossas ações”, disse Siqueira.
Sobre o encontro, Darcy Siqueira disse que o evento estimula a troca de boas experiências e boas práticas de gestão, discutindo novas leis que são de interesse comum. “É importante que os órgãos busquem cada vez mais eficiência na gestão pública. Além de fiscalizar, as controladorias emitem opiniões como aplicar bem os recursos públicos. E isso é defender o interesse social, para que os recursos possam chegar melhor ao bem comum da sociedade”, concluiu o controlador. Na ocasião, o controlador- geral do Município de Teresina, Ricardo José Alves da Silva, filiouse ao Conaci.
A vice-governadora Margate Coelho (PP) também esteve presente e ressaltou que as controladorias são importantes porque, além de prever, organizar e garantir a qualidade dos gastos públicos, garantem também o controle interno e possibilitam que a população acompanhe, como estão sendo feitas as decisões, garantindo também a eficiência. O evento acontece até hoje, no Blue Tree Rio Poty Hotel.

Por: Robert Pedrosa – Jornal O DIA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS