Connect with us

GERAL

Projeto de extensão do Ifpi de Picos é premiado com Selo “Fiocruz tá junto”

Publicado

em

A Base Observacional Interdisciplinar Laboratorial para Extensão, Pesquisa e Sociologia, projeto de extensão de professores e alunos egressos do Instituto Federal do Piauí, Campus de Picos, recebeu o Selo “Fiocruz tá junto”, que faz parte da campanha de informação e comunicação sobre a Covid-19.

“Esses protocolos foram submetidos à análise de um comitê Científico da Fiocruz, que nos deu o selo “Fiocruz tá junto”, destinado a algumas instituições que têm colaborado, de alguma maneira, para evitar a propagação do vírus do coronavírus”, disse o coordenador do grupo, o professor Heleonardo Dantas.

O selo foi dado após a criação de protocolos de compras, por meio de delivery, feitos pelo grupo de professores e alunos, com a intenção de manter o isolamento social e evitar a propagação do vírus da Covid-19.

“Esses protocolos são estruturas para a efetivação de compras na modalidade delivery, para quem tem que manter o isolamento social ou que quer ficar um pouco mais isolado, ou não tem condição de ir ao supermercado e em algum momento precisa fazer as compras por delivery. Esses protocolos foram criados para passar uma maior segurança nos pedidos de compras da chamada “feira mensal”. Os protocolos consistem em uma série de passos baseados em como você deve fazer o pedido de compras, em como deve receber as compras quando o entregador estiver na sua casa para evitar a possibilidade de um hipotético contágio entre cliente e entregador e de como o cliente deve fazer a assepsia e transporte dessas mercadorias da porta da casa até o armazenamento”, explicou.

Ainda de acordo com o professor, os protocolos são divididos conforme a forma de pagamento a ser utilizada pelo cliente. O grupo dividiu em três: dinheiro, cartão de crédito e transferência bancária. Esta última é a mais aconselhada pelo grupo, porque evita contato direto com o entregador.

Publicidade

Heleonardo disse ainda que para cada protocolo – forma de pagamento – há subdivisões, tais como o pedido das compras, recebimento delas, efetuação de pagamentos e orientações gerais, que é onde o grupo especifica a forma de limpeza correta; quantidade de água sanitária a ser utilizada; caso o entregador precise entrar na casa, como o cliente deve proceder; como deve ser a limpeza em relação a passagem dele [funcionário da empresa] pela casa e qual distância deve haver entre os dois.

“Com base nesses protocolos, construímos um artigo científico sobre a utilização deles, o submetemos à revista ‘Visa em debate’, que é da Vigilância Sanitária, e ele foi aprovado para publicação”, finalizou o professor.

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o grupo de pesquisa e protocolos criados por ele, é só acessar os links: Site geral / Protocolos

 

Equipe de professores e alunos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS