Connect with us

GERAL

Psicóloga explica sobre ansiedade e a importância de cuidar da mente

Publicado

em

De acordo com G1 cerca de 13 milhões de brasileiros sofrem com distúrbio da ansiedade, doença que atrapalha nas relações, vida pessoal e profissional. Devemos cuidar da mente assim como cuidamos do corpo, ambos precisam estar bem. A população precisa normalizar a procura pela ajuda médica, pois os cuidados com a mente nos proporcionam melhor qualidade de vida.

O Portal Folha Atual conversou com a psicóloga clínica, na abordagem Terapia Cognitivo Comportamental, Carla Karoliny Sousa Oliveira, para compreender os efeitos que a ansiedade pode nos causar e de que forma tratar.

FOLHA ATUAL– O que é Ansiedade?

CARLA- É uma preocupação intensa, excessiva, que persiste, é medo de situações cotidianas, ou seja, excesso de futuro. Quando ainda nem aconteceu e o indivíduo sofre por imaginar uma situação muitas vezes voltadas para pensamentos ruins.

 FOLHA ATUAL– Até quando a ansiedade é normal?

Publicidade

CARLA- A ansiedade é considerada normal em coisas simples, como por exemplo quando temos uma viagem pra fazer e ficamos ansiosos, com frio na barriga porque quer que chegue aquele momento e é uma ansiedade totalmente natural, todos nós temos. Esse é o tipo de ansiedade que não é prejudicial.

FOLHA ATUAL– Quais são os sintomas físicos?

CARLA- Taquiardíaco, sudorese excessiva, boca seca, nó na garganta, aperto no peito(coração), tremores no corpo, falta de ar, em casos mais grave desmaio.

FOLHA ATUAL– Quando deixa de ser normal?

CARLA- A ansiedade ela passa a ser considerada um transtorno ou fora da normalidade a partir do momento que esses sentimentos são voltados para o negativo, medo de morrer, não dorme por ter medo de passar mal, tem medo de perder um ente querido, tem uma situação por exemplo das pessoas que vão prestar vestibular sofrem com antecedência, depois começam a sentir os sintomas físicos. São taque cardíaco, tremores no corpo, falta de a, então a ansiedade ela passa a ser patológica no momento que você não consegue mais viver de forma tranquila e que aquele pensamento está te atrapalhando.

Publicidade

FOLHA ATUAL- O que acontece se a ansiedade não for tratada?

CARLA- A ansiedade quando não é tratada ela pode desenvolver outros transtornos, tipo depressão, transtorno do pânico, pode chegar até os casos mais graves de tirar a própria vida.

FOLHA ATUAL- Quais atividades físicas praticar e por quê ajuda na ansiedade?

CARLA- Qualquer esporte que você possa descarregar sua energia e aí vai fazer bem porque é um momento que você endorfina seu corpo e vai ajudar na questão no controle da ansiedade. A pessoa vai se sentir mais leve, mais a vontade, e o corpo vai respondendo porque seu corpo está sendo exercitado e a mente também e consequentemente uma coisa ajuda a outra.

FOLHA ATUAL- Tem cura ou tratamento?

Publicidade

CARLA- O transtorno da ansiedade não tem cura, nenhum transtorno psicológico tem cura. Com o tratamento a pessoa pode conviver bem com a situação, e é por pico, tem pessoas que bem tratadas que fazem terapia e que investem nessa questão da saúde mental, tanto com a medicação quanto com a terapia conseguem ter uma vida tranquila. Tem o momento de crise porque uma vez ou outra nós seres humanos a gente não vive em completo equilíbrio, mas quem se trata e tem essa preocupação com a saúde mental ela pode viver muito bem.

Fonte: Folha Atual | Por Amanda Mendes / Estagiária da Uespi

Facebook

MAIS ACESSADAS