Connect with us

GERAL

Rio Parnaíba está na cota de alerta nos municípios de Floriano e Luzilândia; veja situação em outras cidades

Publicado

em

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou nesta terça-feira (11) que o rio Parnaíba na cidade de Floriano e em Luzilândia está na cota de alerta, próximo da cota de inundação. Já a cidade de Teresina está estável na cota de atenção.

O CPRM informou que a situação dos rios pode mudar de acordo com o registro de chuvas no estado. Atualmente a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) segue praticando defluência de 2.000 m³/s devido às vazões afluentes à barragem ainda continuarem altas.

  • Piauí tem aviso de perigo devido a chuvas intensas; veja cidades afetadas e orientações

Teresina

Rua Roland Jacob, no bairro Mafrense, inundada após forte chuva em Teresina  — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI

Rua Roland Jacob, no bairro Mafrense, inundada após forte chuva em Teresina — Foto: Lívia Ferreira/g1 PI

Em Teresina, o nível atual do rio Parnaíba é de 5,34 m, ficando então na cota de atenção e abaixo da cota de alerta que é de 5,50 m. Nas próximas horas pode ocorrer uma redução do nível do rio para 5,29 m. Os valores podem mudar de acordo com a ocorrência de chuvas. A cota de inundação na capital é de 6,87 m.

As chuvas registradas neste mês causaram vários problemas em Teresina, principalmente devido ao escoamento da água. Os bairros da Zona Norte estão os mais afetados, e de acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (Semdef) atualmente 468 famílias estão desabrigadas, ou seja, cerca de 1.800 pessoas afetadas, devido às chuvas que atingem a cidade.

Floriano

Em Floriano, a cota atual do rio Parnaíba é de 8,05 m, portanto a cidade está na cota de alerta e abaixo da cota de inundação que é de 8,98m, sendo previsto que o nível chegue nas próximas 8 horas em valores próximo a 8,04 m.

Publicidade

Segundo o CPRM, não há risco imediato de inundação, mas como o nível está próximo da cota de inundação por 94 cm, é necessário o acompanhamento permanente da evolução dos níveis e a manutenção de equipes de prontidão por parte da Defesa Civil para eventuais ações de remediações no curto prazo caso as condições hidrológicas se agravem.

Rio Parnaíba invade avenida no município de Floriano — Foto: Dr. Walter Bucar

Rio Parnaíba invade avenida no município de Floriano — Foto: Dr. Walter Bucar

A situação mais alarmante na cidade foi registrada no dia 3 de janeiro, quando o nível do rio Parnaíba chegou a 8,63 m e a água chegou a invadir a avenida Esmaragdo de Freitas, bairro São Cristóvão.

Com a cheia do rio, três bairros foram atingidos pela cheia do rio, são eles: Matadouro, Bosque Santa Teresinha e São Cristóvão. Segundo a Defesa Civil do município, 20 famílias foram resgatadas de suas casas e encaminhadas a casas de parentes.

O governador do Piauí, Wellington Dias, visitou na última quarta-feira o município de Floriano e afirmou que vai enviar aos municípios atingidos pelas chuvas, os produtos de primeira necessidade para pessoas desabrigadas, como comida, colchões e abrigos.

Luzilândia

No município de Luzilândia, a cota atual do rio Parnaíba é de 5,19 m, ou seja, está na cota de alerta, que é de 5 m. A previsão para as próximas 12 horas é que chegue a 5,20 m. A região tem se aproximado da cota de inundação que é de 5,70 m.

Publicidade

A cota do rio Parnaíba nessa região está aumentando desde que começou a ter mais vazão liberada pela Usina de Boa Esperança, desde o dia 28 de dezembro.

Uruçuí

Já em Uruçuí, a região possui três rios: o Parnaíba, Uruçuí Preto e o Balsas, que contribuem para o volume de água que atinge a região.

Segundo o CRPM, na região apontam para volumes em Uruçuí com vazões da ordem de 1.780 m³/s, um pequeno aumento de 30 m³/s desde ontem (10), sendo que o valor máximo foi registrado no dia 3 de dezembro, que chegou a valores próximos a 2.120 m³/s.

Cheia do rio Parnaíba destrói trecho da rodovia PI-247 entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução

Cheia do rio Parnaíba destrói trecho da rodovia PI-247 entre Uruçuí e Ribeiro Gonçalves, no Sul do Piauí — Foto: Reprodução

Outros rios

O Serviço Geológico do Brasil informou que a situação nos principais rios do estado do Piauí estão normais.

A cota atual do rio Poti é de 2,56 m, devendo reduzir o nível nas próximas 10 h para valores em torno de 2,46 m, e mantendo-se em situação de normalidade.

Publicidade

Em Barras, o nível do rio Marataoan observado no momento é de 3,39 m, e está na cota de atenção que é acima de 3,20 m, mantendo esse nível nas próximas 8 h.

Já o rio Longá, em Esperantina, tem cota atual de 4,23 m, devendo sofrer uma leve redução do nível nas próximas 8 horas para valores em torno de 4,21 m, em situação de normalidade.

Fonte: G1 PI

Facebook

MAIS ACESSADAS