Connect with us

GERAL

Samu amplia serviço básico com equipe e ambulância para Picos

Publicado

em

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU – de Picos, conseguiu, através da Comissão Intergestora Bipartite*, em encontro no último dia 08 de fevereiro, a aprovação da vinda de mais uma equipe e ambulância de ação básica de saúde para o município.

De acordo com o secretário de saúde de Picos, Júnior Santos, quando iniciou seu trabalho na Secretaria de Saúde, os recursos do SAMU estavam suspensos, contudo, segundo ele, já está tudo em ordem. “Com um trabalho dedicado, nós organizamos tudo e hoje todos os recursos já estão disponíveis”, declarou.

Dr. Júnior Santos, como é mais conhecido, relatou que além da aprovação da ampliação do SAMU com mais uma Unidade de Suporte Móvel Básico, foi pedido também uma equipe e ambulância para a Unidade de Suporte Avançado.

“Estamos pleiteando a da ação da Unidade Avançada. É um processo que começa agora. Agora conseguimos mais essa ambulância e solicitamos a avançada. Esperamos que seja aprovado o mais rápido possível. Costumo dizer que o SAMU é a cara da Secretaria Municipal de Saúde de Picos, então, quanto mais a gente investir, com certeza melhor a cidade vai ser amparada”, explicou Dr. Júnior.

O secretário enfatizou a forma de atendimento do Serviço Móvel dentro da cidade de Picos e a necessidade de valorização desse trabalho. “Sabemos como funciona o atendimento do SAMU. Quando tem qualquer intercorrência nas comunidades, eles fazem os primeiros socorros e levam para as unidades de atendimento da saúde. Eu, enquanto Secretário, tenho que valorizar esse programa que funciona bem em todo o país. É um projeto do Governo Federal que funcionou e funciona muito bem. Desde o dia em que assumimos o SAMU, temos investido para que seja cada dia melhor, cada dia mais qualificado e que a população se sinta segura, protegida com as ações do SAMU”, declarou.

Publicidade

Dr. Júnior disse ainda que não há previsão da vinda das ambulâncias, mas espera que seja o mais rápido possível. “Levamos a solicitação à Sessão Ordinária da CIB e agora vai ao Ministério da Saúde para ser aprovada. A expectativa é que seja autorizada logo”.

* A Comissão Intergestores Bipartite – CIB – é uma instância colegiada de negociação, articulação e pactuação entre os gestores dos dois níveis de governo, o Estadual e o Municipal, para a regulamentação das políticas de saúde no âmbito da gestão do Sistema Único de Saúde – SUS.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS