Connect with us

GERAL

Saúde de Jaicós realizará evento voltado às mulheres, com palestra e exame preventivo ao Câncer de Colo de Útero

Publicado

em

O terceiro mês do ano é duplamente importante para o público feminino. Além de englobar o Dia Internacional da Mulher, compreende também a campanha Março Lilás, dedicada a prevenção do tumor maligno que afeta a parte inferior do útero, doença que é uma das maiores causas de morte por câncer entre as mulheres no mundo.

Compreendendo a importância da conscientização das mulheres e realização de ações preventivas ao Câncer de Colo de Útero, a Prefeitura Municipal de Jaicós, através da Secretaria de Saúde, promoverá um evento alusivo à campanha.

A ação acontecerá no dia 25 de março, no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), a partir das 9h, com uma programação composta por palestras e realização do exame preventivo do câncer de colo uterino, conhecido como Papanicolau, através do qual é possível detectar alterações nas células do colo do útero.

Segundo o coordenador da Atenção Básica de Jaicós, Vinícius Franklin, o público alvo é formado por mulheres de 24 a 65 anos. “O Março Lilás é um momento propicio para alertar sobre o risco de uma das doenças responsável por causar muitas mortes no país. O público alvo são mulheres da faixa etária de 24 a 65 anos e convidamos as mulheres jaicoenses a participarem” destacou.

Vinícius ainda informou que não somente no mês de março, mas o exame Papanicolau e vacinas são disponibilizados em todas as unidades de saúde para o público alvo.

Publicidade

Sobre o Câncer de Colo de Útero

Um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento do câncer de colo de útero é o vírus HPV (Papiloma Vírus Humano), que infecta a pele e mucosas e é transmitido por meio de relações sexuais. Existem mais de 200 tipos de HPV, mas somente 14 podem causar câncer.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de uterino é o terceiro tipo de câncer mais comum, ficando atrás apenas do câncer de mama e câncer colorretal. Atinge majoritariamente mulheres na faixa de idade dos 45 aos 49 anos, sendo que a maior incidência é na região Norte do país.

A profilaxia do câncer de colo de útero é feita, principalmente, por prevenção do HPV. As medidas envolvem prática de sexo seguro, realizar o exame Papanicolau anualmente e se consultar com médico ginecologista, oncologista e clínico geral regularmente.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS