Connect with us

GERAL

Saúde de Picos esquematiza vacinação contra o Influenza para idosos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Imunização, informa que medidas de prevenção foram tomadas durante a Campanha contra o vírus Influenza, a fim de se evitar uma possível disseminação do coronavírus, especialmente entre os idosos, grupo de risco e o primeiro a receber a vacinação em Picos.

A supervisora de Imunização, Mariana Fontes, informa que a vacinação nos idosos será feita através de agendamento pelos agentes de saúde de cada bairro.

“A vacinação contra a Influenza será realizada, exclusivamente, através de agendamento em cada bairro. Esse agendamento será feito por meio dos agentes comunitários de saúde, que vão passar de casa em casa comunicando os horários e dias que cada idoso deve comparecer à Unidade Básica de Saúde na qual está cadastrado/a para receber a vacina. Ocorrerá dessa forma para evitar aglomeração nestes postos de saúde e exposição desses idosos, que fazem parte do grupo de risco tanto para a Influenza quanto para o Coronavírus”, disse ela.

Mariana frisou ainda que a vacina contra a Influenza não protege o idoso do Coronavírus, mas que a medida foi tomada a fim de diminuir os impactos nos serviços de Saúde do município, pois a gripe leva muitos idosos a serem internados e, consequentemente, ocuparem leitos que podem servir para pessoas infectadas com o Corona.

“O objetivo de termos antecipado é para reduzir as implicações e internações que essa classe poderia sofrer por conta de uma gripe, o que faz com que diminuamos o impacto no serviço de saúde, pois uma vez que o idoso está protegido contra a Influenza, não sofrerá nenhuma internação em decorrência dele e assim diminuiremos o fluxo e daremos espaço para os casos suspeitos do coronavírus”, pontuou.

Publicidade

A supervisora pediu ainda que a população que não está neste primeiro grupo de risco que aguarde a chegada de sua fase, pois esta primeira é apenas para profissionais da saúde e idosos.

Ela mencionou ainda que no Paim uma medida inovadora foi tomada a fim de se evitar aglomerações no estabelecimento de saúde.

“O Paim estará recebendo apenas 20 pessoas a cada hora. Lá será feita uma demarcação no chão em que cada pessoa deverá ficar nela para evitar o contato próximo e aglomerações. As pessoas devem respeitar o espaço entre uma e outra. Se todas as demarcações estiverem ocupadas, a pessoa deve voltar em outro momento, pois ela não será atendida naquele momento”, destacou.

Ela informou ainda que as vacinas de rotina estão suspensas no município pelos próximos 15 dias, com a finalidade de, também, evitar grande fluxo de pessoas nos postos.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS