Connect with us

GERAL

Saúde de Picos realiza monitoramento diário de pacientes positivados e suspeitos da Covid-19

Publicado

em

Desde o início da pandemia do coronavírus em Picos, a Prefeitura Municipal de Picos, através da Secretaria de Saúde, tem desenvolvido um trabalho de monitoramento dos casos confirmados e suspeitos da Covid-19.

A responsabilidade desse trabalho ficou a cargo dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf. O monitoramento consiste no acompanhamento remoto aos pacientes positivados, suspeitos e pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença.

Cada Unidade Básica de Saúde possui um profissional responsável por esse acompanhamento. Ele tem acesso aos casos através da enfermeira da UBS ou por meio dos agentes comunitários de saúde que comunicam as incidências da doença de cada região.

“Nós estamos realizando o atendimento de forma remota, afim de orientar os pacientes sobre a importância da manutenção do isolamento domiciliar durante esse período, falando um pouco sobre as medidas protetivas e de controle de transmissão. Para isso aplicamos um protocolo específico onde registramos a evolução de cada caso e, se necessário, realizamos agendamento para consulta ou teste”, explicou o fisioterapeuta Darlan Alencar, que monitora a UBS Belinha Nunes II, no bairro São Vicente.

Ele informou que, desde o início da pandemia já foram monitorados em tono de 100 casos apenas em sua área. Esse acompanhamento é feito de forma diária, por ligação ou mensagens para cada paciente.

Publicidade

Darlan ressaltou a importância do trabalho durante este período tão difícil para o país, especificamente para Picos, em que a saúde entrou em colapso com uma doença desconhecida. Ele destacou ainda a gratidão em poder fazer parte da vida de tantas pessoas no que diz respeito aos cuidado para com elas, dando-lhes apoio.

“Nesse período de pandemia em que vivenciamos um estado de calamidade na saúde, é gratificante poder estar em contato, mesmo que de forma remota, com essas pessoas que realmente necessitam de uma palavra de apoio, de uma orientação. Além de poder perceber também que seu trabalho tem efeitos positivos na sociedade”, disse entusiasmado.

Jessé Sousa, morador do bairro Centro e paciente da UBS Belinha Nunes II, falou que ficou surpreso com o serviço de monitoramento oferecido pela Secretaria de Saúde.

“Na primeira vez que recebi a ligação fiquei assustado. Aí o rapaz [Darlan] me explicou do que se tratava. Achei a iniciativa muito interessante. Confesso que não esperava. Mas pensei que seria somente aquela vez, mas não. Todos os dias ele me ligava para saber como minha mãe e eu estávamos. No caso, não éramos casos confirmados, mas tivemos contato com meu pai que confirmou e teve que ser internado”, disse o jovem.

Ele disse ainda que foi acompanhado durante todos os dias em que esteve em isolamento.

Publicidade

“Todos os dias ou ele ligava ou mandava mensagem. Assim foi com a gente que éramos casos ‘suspeitos’, como foi com uma de minhas irmãs que semanas depois positivou. Nós aqui em casa só temos o que agradecer a ele pelo cuidado. Minha irmã fala demais no apoio que teve, pois a doença além de afetar o físico, mexe com o emocional e ele foi essencial nessa área para com ela”, concluiu.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS