Connect with us

GERAL

Saúde e Meio Ambiente realizam mutirão de combate à dengue em zona rural de Picos

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Zoonoses, e em parceria com a de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realizou na manhã desta sexta-feira (07) um mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti, propagador da dengue, no bairro Valparaíso, comunidade rural de Picos.

A ação teve início por volta das 08h00 da manhã na localidade, com a entrega de panfletos e visitas realizadas “de casa em casa” para inspeção de possíveis focos da dengue. O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos afirmou que o trabalho já é feito rotineiramente, mas agora foi preciso uma intensificação.

“Já fazemos esse serviço rotineiramente, mas quando somos notificados pela comunidade por ter aparecido alguns casos, a gente intensifica essas ações. E hoje estamos aqui com toda a equipe da secretaria, do meio ambiente e da limpeza pública também, nos ajudando a fazer essa varredura em todo o povoado, onde estamos, também, também, distribuindo repelentes. Toda ação que a Secretaria de Saúde puder fazer, mesmo que não seja nossa atribuição, estamos abraçando a causa, porque eu, como gestor, tenho que estar atento às dificuldades em geral das comunidades. Estou aqui pessoalmente, vendo as reclamações da população, e vim com a equipe para estimular, mais ainda, essa equipe a fazer o trabalho e conseguir debelar esses focos que existem nessa região”, informou ele.

O Secretário disse ainda que é preciso que a comunidade dê as mãos ao poder público para que caminhem juntos e exerçam as ações em parceria, pois o trabalho feito por apenas umas das partes não dá em nada. É preciso, segundo ele, conscientização.

“Essa doença depende muito também da higiene, do cuidado que as pessoas mantêm em suas residências, evitando o acúmulo de água e tem que educar. Não adianta se estou na minha casa e tenho cuidado e meu vizinho não tem, pois um foco se espalha. Tem que ser uma ação conjunta, onde a população precisa entender que ela também precisa trabalhar no combate. Já temos dois casos notificados e é por isso que viemos fazer essa visita e notificação. Já estamos realizando essa mesma ação em diversos outros povoados onde existem casos suspeitos da dengue”, confirmou Dr. Júnior.

Publicidade

O diretor do Centro de Controle de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, esteve presente em toda a mobilização. De acordo com ele, alguns casos já estão sendo identificados como suspeitos de dengue.

“Ocorreram vários casos com sintomatologia familiares à dengue, ainda não tenho certeza se o resultado deu positivo para esses casos, mas é preciso o trabalho focado no controle do vetor. Estamos fazendo esse trabalho de investigação epidemiológica para tentar investigar, localizar e debelar os focos do Aedes aegypti. O mosquito necessita do sangue para maturação dos ovos, além de aglomerado populacional. E aqui na zona rural é um aglomerado de pessoas. Na zona urbana já temos diversos casos suspeitos de dengue e sabemos que lá existe o mosquito circulando. Se aqui no Valparaíso tinha o vírus, ele estava adormecido e pode estar se manifestando agora. Se tiver alguma pessoa com dengue e o mosquito picar essa pessoa, com certeza ele vai transmitir para as demais pessoas”, disse Agenor Martins.

A dona de casa, Helquilane Araújo Santos, disse já fazer sua parte no combate ao mosquito da dengue.

“É certo fazer esse mutirão mesmo. Aqui tem muita gente que deixa a água acumulada e não pode. Tem que estar trocando a água todo dia. Eu estou fazendo minha parte, agora mesmo estava tirando a água daquele barreirinho e troco a água dos cachorros todo dia”, comentou.

Outros bairros, posteriormente, também serão visitados pelas equipes no combate à dengue.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS