Connect with us

GERAL

SIMÕES | Campanha de vacinação contra gripe segue até 31 de maio; coordenadora convoca público prioritário

Publicado

em

No município de Simões, a “Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe” se intensifica a cada dia. A ação está em vigor desde o dia 10 de abril e se estenderá até  31 de maio, tendo o dia 04 de maio como o dia D de vacinação.

A enfermeira e coordenadora do Programa Nacional de Imunização (PNI) de Simões, Renata Sulamita, relata sobre a mobilização do município em colocar em prática a campanha. “O Ministério da Saúde (MS) estabelece como meta, a vacinação de 90% de cada grupo prioritário. Simões apesar de estar melhorando seus resultados a cada ano, ainda não conseguiu atingir a meta para todos os grupos nos anos anteriores. Este ano, a meta é 3.336 pessoas, incluindo todos os grupos prioritários. É um momento importante para a saúde do município, devemos direcionar o empenho das nossas equipes, para proteger o máximo de pessoas possível através da vacinação dos grupos prioritários. Enquanto coordenadora do PNI e também enfermeira da Estratégia Saúde da Família (ESF), reforço o convite para que o público alvo compareça as salas de vacinação”, afirmou.

Os grupos prioritários são Crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas, trabalhador de saúde, professores, idosos (a partir de 60 anos), pessoas portadoras de doenças  crônicas e/ou condições clínicas especiais, conforme tabela do Mistério da Saúde e policiais civis e militares, membros das forças armadas (ativos).

Renata Sulamita esclarece a escolha desses grupos prioritários de acordo com o MS. “Precisamos entender que esses grupos não são escolhidos aleatoriamente, o Ministério da Saúde leva em consideração as pessoas com maior risco de adoecimento e morte. Bem como objetiva diminuir a cadeia de transmissão da doença, imunizando grupos que se expõe mais ao risco de adoecer. As pessoas que estão vacinadas não estão apenas se protegendo, mas ao impedir a disseminação da doença, dentro da comunidade, estão, indiretamente, protegendo as pessoas dessa mesma comunidade que não estão vacinadas. Elas criam uma espécie de escudo protetor que as protegem de entrarem em contato com a doença. Esta proteção indireta se chama imunidade coletiva”, afirmou.

No município, os postos de vacinação são os seguintes: Hospital Municipal Zuca Batista, ESF Clementino Coelho, ESF Soledade e ESFF Veneza, abertos para atendimento das 08hs às 17hs.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS