Connect with us

Alegrete do Piauí

ALEGRETE | Coordenadora do PNAIC participa de Seminário 2017 em Teresina

Publicado

em

A coordenadora local do Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa, em Alegrete, professora Lúcia Oliveira, esteve nesta segunda-feira (30), no auditório do CCE/UFPI, na capital Teresina, em mais um importante encontro do PNAIC junto aos representantes municipais do Piauí.

Com o tema “Alfabetização e Letramento em Análise”, o Seminário PNAIC/2017 trouxe ao público presente a palestra sobre “Alfabetizar letrando: implicações para organização do trabalho pedagógico”, ministrada pela professora Dra. Georgyanna Andrea Silva Morais/UEMA e coordenadora, professora Dra. Bárbara Maria Macêdo.

Na sequencia, os presentes participaram de uma mesa redonda com ações e proposições PNAIC;/2017, com o coordenador estadual, professor Dr. Carlos Alberto Pereira da Silva e a coordenadora de formação, professora Dra. Antonia Edna Brito.

Pela tarde, foi a vez da mesa redonda que tratou sobre a formação e o sistema de bolsas PNAIC/2017, com a coordenador da UNDIME, professora Esp. Ana Patrícia Rodrigues de Barros, e os coordenadores de gestão, professor Dr. Antonio José Gomes e professora Esp. Marília Daniela Aragão dos Anjos.

A ASCOM, a coordenadora de Alegrete, Lúcia Oliveira, relatou o encontro como mais um momento para fortalecer as ações de monitoramento do Pacto no município, e afirmou que a sequencia do PNAIC em Alegrete, apoiado pelo prefeito Márcio Alencar (PT), tem refletido positivamente no ensino-aprendizagem na alfabetização das crianças alegretenses, que tem a oportunidade hoje de estudar com metodologias mais eficazes, bem como na qualificação dos professores deste segmento, pelas novas práticas de ensino adquiridas nas formações locais.

Publicidade

“No meu retorno, sentarei com o pessoal da Secretaria Municipal de Educação para a elaboração do plano de gestão do município para a etapa 2017. A previsão é de que tenham ainda três formações este ano, sendo que esta etapa se encerra em maio vindouro. Os professores só receberão formação no município após a formação dos professores formadores”, explicou a coordenadora.

BREVE HISTÓRICO

Ao todo, 13 turmas no município compõe o ciclo de alfabetização, contando com 13 professores participantes do Pacto. O PNAIC foi firmado junto ao município de Alegrete no primeiro ano de mandato do prefeito Márcio Alencar, em 2013. Desde então, segue com total apoio do gestor, que descreve o Pacto como parte do conjunto de ações existentes em suas metas administrativas para manter o bom funcionamento dos serviços da educação, bem como a qualidade do ensino diário das crianças e jovens alegretenses.

Fonte: ASCOM Municipal
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS