Connect with us

Belém do Piauí

Em passagem por Belém, duas mulheres são testadas e resultado é positivo para a Covid-19

Publicado

em

Com seis casos confirmados e um óbito registrado, o município de Belém do Piauí tem intensificado as ações de prevenção e enfrentamento à pandemia do coronavírus. A realização de testes sorológicos para a detecção do vírus no organismo humano tem sido uma das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

Segundo  informou o secretário de Saúde, Jucenildo Boeiro, além dos 60 testes enviados pelo Ministério da Saúde, o município adquiriu outros 125 com recursos próprios e tem realizado a testagem de pessoas, seguindo os protocolos e as recomendações dos órgãos de Saúde.

Nesta terça-feira, dia 02 de junho, duas pessoas oriundas da capital, Teresina, e que estavam de passagem pela cidade de Belém para visitar um familiar, foram testadas pelos profissionais da Secretaria de Saúde. Os resultados de ambos os testes foi positivo.

Em Nota de Esclarecimento divulgada no final da tarde, a Secretaria de Saúde informa que as pessoas testadas positivas são duas mulheres com idades de 59 e 18 anos. Mesmo não apresentando sintomas, as mulheres foram orientadas a procurarem o Hospital Regional Justino Luz, unidade referência no tratamento da Covid-19 na região de Picos. De acordo com a Nota, as pacientes passaram por uma avaliação médica, e em seguida, retornaram para Teresina.

“Reforçamos o pedido à população belenense que cumpra todas as medidas preventivas relativas ao enfrentamento da Covid-19 no nosso município, pois não há contenção de esforços por parte da gestão municipal em prezar pela saúde de nossa população” diz o secretário Jucenildo Boeiro, na Nota.

Publicidade

_Veja a Nota

BELÉM ADERE AO BUSCA ATIVA DE COVID-19

Por telefone, o secretário de Saúde de Belém do Piauí informou que o município aderiu ao Programa Busca Ativa, do Governo do Estado. O objetivo é identificar pessoas contaminadas pelo novo coronavírus no Piauí, por meio das equipes do Projeto Saúde da Família, que vão fazer o monitoramento da Covid-19.

Pela cooperação técnica, o rastreamento de pessoas possivelmente contaminadas pelo novo coronavírus prevê a aplicação de testes para a Covid-19 a fim de identificar os pacientes positivados que serão cadastrados no banco de dados da plataforma Monitora Covid-19. A partir daí, as equipes de saúde do Programa Busca Ativa vão fazer um acompanhamento destes pacientes contaminados.

O objetivo da ação é cercar o vírus pra tentar diminuir a velocidade de contágio nessas cidades que vão contar com o Programa Busca Ativa. Segundo Florentino Neto, além das barreiras sanitárias e do Monitora Covid, o programa Busca Ativa vai ser uma arma a mais no combate à doença no Piauí. “ O objetivo do programa é colocar à disposição dos municípios EPIs, testes rápidos e alguns equipamentos básicos para que, em visitas domiciliares aos moradores, as equipes de saúde possam fazer a testagem das pessoas sintomáticas e daqueles com quem ele teve contato. Só assim, vamos poder trabalhar fortemente na prevenção e na contenção do nível de disseminação do novo coronavírus no Piauí”, enfatiza.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS