Connect with us

Caldeirão Grande do Piauí

Secretaria reúne beneficiários para tratar sobre programas sociais em Caldeirão Grande do Piauí

Publicado

em

A Prefeitura de Caldeirão Grande do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta sexta-feira, 08 de abril, uma reunião com os beneficiários de programas sociais do município.

O encontro que teve como tema “Caldeirão Grande do Piauí, trabalhando pelo social”, aconteceu na quadra poliesportiva e tratou sobre o Cadastro Único, programa Auxílio Brasil, programa BPC, Serviço de Convivência, dentre outros.

Além das pessoas inseridas nos programas sociais, também participaram da reunião, a secretária de Assistência Social, Raimunda Ribeiro, a secretária de Educação, Damiana Irene, o secretário de Saúde, Marcos Alencar, a assistente social, Maísa Alencar, as supervisoras de ensino, Walkíria e Fabiana, além de Agentes de Saúde e
Orientadoras do Serviço de Convivência e visitadoras do Programa Criança Feliz

Os principais pontos tratados na reunião foram, o cumprimento das condicionalidades na área de educação e saúde, visando evitar advertência, bloqueio, suspensão ou cancelamento do benefício e a necessidade da atualização cadastral de 448 famílias identificadas pelo Ministério da Cidadania no processo de Revisão e averiguação cadastral.

Durante o encontro o coordenador técnico do Cadastro Único, Oziel Pinheiro, repassou diversas orientações e esclareceu dúvidas sobre os programas sociais.

“O CadÚnico é a porta de entrada para todos os programas sociais e todas pessoas podem fazer o Cadastro Único, mas nem todas podem ser beneficiários dos programa sociais, porque eles tem faixa de renda, como por exemplo, o Auxílio Brasil(Bolsa Família), só recebem as famílias que ganham no máximo R$ 210 reais por pessoa, que são consideradas carentes”, explicou Ozieldo.

Um dos pontos mais frisados pelo coordenador foi sobre a importância do beneficiário manter o Cadastro Único atualizado, alertando ainda sobre comprimento das condicionalidades.

“O Governo Federal, por conta da pandemia não estava cobrando as condicionalidades dos programas sociais, mas nesse ano, voltou novamente a exigir o cumprimento das mesmas. Os beneficiários precisam procurar a Secretaria de Assistência Social para fazer a atualização do cadastro, pois tem mais de 400 cadastros desatualizados no munícipio, e precisa fazer essa atualização o quanto antes, porque se não o usuário pode ter o beneficio bloqueado”, afirmou.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2043.jpg

A secretária de Educação, Damiana Irene e o secretário de Saúde, Marcos Alencar, também, fizeram esclarecimentos a cerca das condicionalidades referente as áreas da educação e saúde, respectivamente, sendo destacado a necessidade de cumprir com as condicionalidades para que os usuários continuem recebendo o benefício e o mesmo não venha a ser bloqueado.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2035.jpg

As condicionalidades da educação são crianças de 4 a 5 anos, com 65% da frequência escolar e 75% para as idades de 6 a 21 anos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é batch_DSC_2010.jpg

Já as condicionalidades da saúde, são o calendário nacional de vacinação e acompanhamento do estado nutricional dos beneficiários que tenham até sete anos de idade incompletos e o Pré-natal para as beneficiarias gestantes.

As condicionalidades são as exigências do programa para que a família receba o benefício. Além disso, elas representam os compromissos que as famílias assumem junto ao governo federal e são de fundamental importância para a manutenção do programa. As condicionalidades são na área de Saúde e Educação e devem ser cumpridas para que o benefício não seja cancelado, bloqueado ou suspenso.

Ao término do evento, a secretária de Assistência Social, Raimunda Ribeiro, se pronunciou quando agradeceu a participação de todos no encontro, sendo esse engajamento essencial para o bom andamento dos programas sociais no município.

Caldeirão Grande do Piauí tem 1.697 famílias no Cadastro Único, sendo um total de 4.686 pessoas cadastradas. Até o mês de março de 2022, o município tem 1.186 famílias beneficiadas pelo Auxilio Brasil.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS