Connect with us

Campo Grande do PI

Campo Grande discute proteção e direitos de crianças e adolescentes em Conferência

Publicado

em

Discussões e reflexões sobre a proteção e os direitos de crianças e adolescentes nortearam a IX Conferência Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescentes, realizada nesta terça-feira, 31, na Câmara de de Campo Grande do Piauí.

O evento, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, em parceira com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), contou com a participação de representantes da sociedade civil, do governo municipal, do Conselho Tutelar e dos adolescentes do NUCA.

Com o tema “Proteção integral, diversidade e enfrentamento das violências”, a Conferência teve por objetivo mobilizar a sociedade para a construção de propostas voltadas para afirmação do princípio  da proteção integral de crianças e adolescentes  nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias e ações de enfrentamento às violências, considerando as diversidades.

Na abertura, foi realizada uma apresentação pelos adolescentes do NUCA, que encenaram uma peça teatral sobre a violências nas suas várias fases, além da apresentação de uma coreografia musical.

Na solenidade de abertura, representando o prefeito João Batista de Oliveira, o Baiá, a secretária de Educação, Anazilda Maria de Jesus, falou sobre a importância da Conferência. “É um momento importante. Estamos aqui para discutir  políticas voltadas ao combate da violência de nossas crianças e adolescentes,  como também,  aos seus direitos, proteção integral e diversidade”, afirmou ela, que pediu  que todos fossem  participativos. “Construam propostas para  políticas públicas que  queremos para nossa sociedade e que as discussões sejam favoráveis a todos nós e  que sejam viáveis em realização”, finalizou.

Publicidade

A secretária de Assistência Social, Vandeslene de Carvalho  Oliveira, disse que as Conferências são momentos importantes de discussões  e planejamentos. “Neste espaço refletiremos sobre a proteção integral e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes e desejo que tenhamos boas discussões e boas propostas, que realmente venham ao encontro com a nossa realidade”, disse.

Os trabalhos da  Conferência foram oficialmente abertos pela presidente do  CMDCA,   Tássia Kelly. “Sejam todos bem vindos e participem das discussões, pois este é o  momento de refletirmos, propormos ações  e melhorias para Campo Grande do Piauí. É através das Conferências que se consegue avançar”, frisou.

A palestra magna foi conduzida pela assistente social Marina Moura, que abordou o tema central da Conferência. Ela ressaltou a importância do evento para o município na garantia de direitos das crianças e dos adolescentes, e completou  enfatizando  a necessidade da participação de todos. “É preciso que haja o diálogo, que participem, esse é momento de expressar suas opiniões e de propor melhorias”, disse, abordando, ainda, sobre aspectos conceituais legais que auxiliaram  na  construção de propostas.

Num segundo momento, aconteceu  a divisão de equipes de trabalho, que realizaram  discussões voltadas ao eixos norteadores da Conferência. Após os debates foram construídas as propostas e apresentadas na plenária final. Um relatório com as propostas será elaborado e enviado ao Conselho Estadual  da Criança e do Adolescente.

 Na oportunidade aconteceu a eleição dos delegados que participarão da Conferência Estadual, em Teresina,  onde defenderão as propostas elaboradas pelo município. Foram eleitos Tássia Oliveira, Gulidy Galeno,  Marilângela Maria de Sousa e Carlos Kayke Bezerra.

Publicidade

O evento  encerrou com a entrega de certificados e logo após  o almoço.

Também participaram do evento a secretária de Cultura, Zefinha Belchior, a psicóloga Graça Moura,  a Assistente Social, Luciene Sousa,  e  os vereadores Irmão Roni,  Júnior de Chico Osmira, Martinho  Belchior e Flávio de Manoel, entre outros.

Veja fotos:

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS