Connect with us

Francisco Macêdo

Em Francisco Macedo, palestra é realizada acerca do Programa Nacional de Habitação Rural aos agricultores familiares

Publicado

em

Nesta quinta-feira, 25, uma palestra informativa foi realizada em Francisco Macedo acerca do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), destinado aos agricultores familiares que não possuem residência. O momento aconteceu na Câmara Municipal.

O programa se dá através do Governo Federal, onde uma Entidade Organizadora (EO) vai intermediar o processo de forma que venha facilitar para os beneficiados. Em Francisco Macedo, o órgão responsável por esse trabalho será o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) do município.

O engenheiro agrônomo José Antônio ministrou a palestra informativa. Ele explicou o que é o programa, público-alvo, destacando que é destinado às pessoas que ainda não tem residência, e por meio de interações, sanou dúvidas da população presente.

Como é um programa para zona rural, o engenheiro destacou que não vale a construção de casas na sede da cidade, tendo em vista a já existência de projeto para a zona urbana, como o Programa Nacional de Habitação Urbana (PNHU).

Em entrevista ao portal Cidades na Net, o engenheiro José falou alguns pontos principais do programa.

“Nós estamos aqui a convite do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para tratar sobre uma política pública direcionada para o agricultor familiar. Primeiro: o agricultor que está enquadrado nesse programa, obrigatoriamente, deve ter o Cadastro da Agricultura Familiar (CAF) ou a antiga DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf), mas que este documento não esteja vencido. Essa é a porta de entrada para o programa ou seja, ser agricultor familiar e ter um documento que comprova esse seguimento. Segundo: apresentar todas as documentações e não ter casa, porque o programa é para corrigir o déficit habitacional e este entende-se que é para pessoas que não possuem residência”, destacou.

José destaca a importância do projeto nacional especialmente aos agricultores familiares, e do Sindicato por intermediar o processo.

“Ao nosso ver, é um programa de grande importância para o seguimento da agricultura familiar e a gente parabeniza o Sindicato por essa iniciativa que vem a beneficiar o seu público. O Sindicato quando busca junto ao Governo Federal políticas públicas em benefícios dos seus sócios, está fazendo nada mais do que cumprindo a sua responsabilidade”, finalizou.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Francisco Macedo, Rejane Macedo, falou sobre a importância do programa e ressaltou que os agricultores podem comparecer ao sindicato para iniciar procedimento com a documentação necessária.

“Esse programa é de grande importância porque beneficia as famílias que não tem casa, e pensando em uma melhor explicação para os agricultores, resolvi convidar o engenheiro José Antônio para estar dando essa palestra sobre o Programa Nacional de Habitação Rural. Agradeço ao vereador Domingos Diniz por ter cedido o espaço da Câmara para esse momento. O Sindicato vai estar de portas abertas para tirar as dúvidas das famílias e coletando a documentação para dar andamento ao programa. Os interessados podem procurar o Sindicato para irmos agilizando a documentação necessária”, ressaltou.

Na oportunidade, também estiveram presentes: o presidente da Câmara Municipal, Domingos Diniz, a vereadora Maria de Denir, e as representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caldeirão Grande do Piauí, Débora (presidente) e Dorys (secretária de Finanças).

Publicidade

Mais imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS