Connect with us

Francisco Macêdo

FRANCISCO MACEDO | Comunidade Retiro celebra 76 anos do festejo de São José; veja fotos

Publicado

em

A manhã deste sábado (19), foi o momento de celebrar o ápice das festividades sagradas de São José, na comunidade Retiro, situada na zona rural da cidade de Francisco Macedo.

Em sua 76ª edição, o festejo do santo padroeiro do povoado, neste ano, foi celebrado com o tema “Com São José aprendemos a caminhar na fé”.

A Missa Solene neste sábado, foi presidida pelo padre Vanderlan Silva, que logo no início da cerimônia convocou todos os devotos presentes e junto com eles fez o pedido de perdão a Deus por todos os pecados. O ato sagrado teve acompanhamento musical do Coral Canção Celeste.

Vanderlan é pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, situada no vizinho município de Alegrete do Piauí, que abrange a Área Pastoral da cidade de Francisco Macedo.

Na homilia, o sacerdote falou sobre a vida de Jesus desde o período que antecedeu seu nascimento quando o anjo anunciou a José que ele seria pai e Maria daria a luz mesmo sem o ato carnal, assim sendo através do Espírito Santo. Ademais foi contado também sobre o período pós-nascimento de Cristo e as perseguições que ele e seus pais sofreram tendo que fugir.

O padre Vanderlan, concedeu entrevista ao Cidades na Net e falou sobre o envolvimento dos devotos.

“É lindo de ver a empolgação das pessoas desta comunidade e de toda a paróquia. É bonito ver a devoção que as pessoas têm por São José. São José foi escolhido por Deus para cuidar de seu filho [Jesus] aqui na terra. O festejo do Retiro é histórico, vem dos antepassados e as gerações novas estão cuidando de manter essa tradição viva. No meio da quaresma a gente celebra São José porque ele merece e na paróquia tem esse grande destaque tanto na comunidade Retiro quanto no Estreito”, destacou.

Em meio a tantas turbulências, padre Vanderlan deixou uma importante recomendação seguida da mensagem de fé ao povo.

“Pedimos a São José que é protetor da igreja católica no mundo inteiro que assim como ele cuidou de Jesus e Maria, ele cuide da gente também. Estamos ainda com as consequências da pandemia na saúde, economia, nas estruturas, e agora temos essa guerra que ameaça. A graça de Deus sempre vence e ao final o bem vai vencer o mal mesmo que o mal pareça ser mais forte”, concluiu o padre.

Aniversariante do mês, Seu Juscelino, morador do Retiro, completou 61 anos no último dia 10, data em que foi oficialmente aberto o festejo. O devoto falou da representação do santo.

Publicidade

“Para mim e todos nós católicos é uma data muito feliz porque São José é um santo muito protetor. Toda vida a gente celebrou nessa comunidade”, disse citando os primeiros moradores do Retiro que iniciaram as celebrações em honra ao santo.

Ao final da Missa Solene, o sacerdote e os fiéis da comunidade Retiro seguiram em procissão com a imagem do padroeiro percorrendo pelo entorno da igreja.

Após a celebração da missa foram sorteados vários prêmios como ventilador, panela de pressão, kits da tupperware, entre outros brindes.

VEJA FOTOS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS