Connect with us

DESTAQUES

FRANCISCO MACEDO | Em momentos de fé e devoção, centenas de fiéis celebram a Festa de São Francisco; fotos

Publicado

em

Foram nove dias de celebrações, cânticos e preces em preparação para um dos momentos mais aguardados pelos católicos de Francisco Macedo: a Festa de São Francisco de Assis.

Confira as matérias relacionadas:

Protetor dos animais e do meio ambiente, São Francisco é um dos santos mais venerados da Igreja Católica, que traz um grande exemplo de fé e humildade a ser seguido, e que leva consigo a esperança de dias melhores através das pessoas que têm ele como referência de vida.

“Com São Francisco, corações ardentes, pés a caminho”. Esse foi o tema trabalhado durante o festejo, que teve a abertura em 25 de setembro. De lá para cá, todos os dias de celebrações, certamente, promoveram algum ensinamento aos que pararam para ouvir a Palavra de Deus.

Neste contexto, uma expressiva participação de fiéis católicos francisco-macedenses se concentrou em frente à Igreja Matriz de São Francisco para celebrar a culminância da Festa de São Francisco na noite desta quarta-feira (04), dia do padroeiro. A tradição completou 44 anos de belas histórias e testemunhos de fé no município.

A missa desta quarta, 04, foi presidida pelo pároco local, o padre Vanderlan Silva, que participou ativamente de todo festejo, auxiliando, ensinando e se alegrando com os demais fiéis. O sacerdote elevou momentos de comunhão, intercedeu pela população, cantou louvores e repassou histórias das Sagradas Escrituras, em especial, do santo São Francisco.

Ao decorrer da liturgia, as pessoas estendiam as mãos, e também colocavam-nas em direção ao coração, criando um gesto de fé e devoção, ao tempo que suas súplicas eram elevadas ao Céu.

Ao final, aconteceu a descida da bandeira de São Francisco, esta que foi erguida no início do festejo. No momento, os fiéis tocaram na bandeira, pedindo proteção ao santo padroeiro.

Em seguida, houve o grande rifão com diversos prêmios, bem como a Quermesse, que foi organizada todos os dias em prol da Igreja local.

Os responsáveis da noite foram o Conselho Econômico, Conselho Pastoral e todas as pastorais, grupos e movimentos e as comunidade rurais de Francisco Macedo e Alegrete.

O vice-prefeito de Francisco Macedo, Odair Lopes, esteve prestigiando o encerramento do festejo, assim como os secretários das pastas municipais, vereadores e demais autoridades.

A 44ª Festa de São Francisco foi um verdadeiro significado notário de continuação da fé, em momentos que toda a Igreja se reúne, trabalha, fortalece os laços, ajuda ao próximo e carrega as ações do padroeiro como exemplo de vida. Sem dúvidas, tudo isso é avaliado como positivo, ao tempo em faz crescer a espiritualidade da comunidade católica.

Falas

O padre Vanderlan Silva fez uma avaliação geral de todo festejo e citou a união com pessoas de outros municípios.

Publicidade

“A avaliação não poderia ser mais positiva. O sentimento é de gratidão pela Festa de São Francisco que cada ano cresce em participação e adesão no município de Francisco Macedo. Ficou lindo o nosso festejo, ficou pra história. São Francisco é o santo mais popular do mundo e isso é provado nas festas do padroeiro, que é bem participado, essa multidão de pessoas vindas de todos os lados, Alegrete, Marcolândia, Padre Marcos, Caldeirão Grande, Belém do Piauí e Simões. Que São Francisco derrame bençãos sobre todos nós”, finalizou.

Aline Coutinho faz parte do grupo Encontro de Casais com Cristo (ECC), juntamente com seu esposo, Iranildo Coutinho, e faz parte da pastoral Catequista. Ela relata a alegria pela realização de mais um festejo em Francisco Macedo.

“O meu sentimento hoje é de muita gratidão a Deus por poder participar de mais um festejo em honra ao nosso padroeiro, São Francisco de Assis, ele que com seu exemplo de humildade, nos ensina a servir, ser missionários, a caminhar no meio do povo e ir ao encontro com Deus”, disse.

A devota Alzenir conta que participou de todas as noites de festejo, bem como, um pouco da sua história.

“Sinto muita gratidão. Participei de todas as noites do festejo, achei lindo e muito bem participado. Vieram pessoas de outros lugares, o que mostra que gostaram do nosso festejo. Quando morava em Pio IX, todos os anos eu ia à Canindé. Morei 33 anos fora de Francisco Macedo mas sempre fui devota de São Francisco”, contou Alzenir.

Bernadete faz parte da Pastoral do Dízimo. Ela participou de todas as noites de celebrações e relatou a alegria em comemorar mais um ano do tradicional festejo.

“A cada ano, o festejo de São Francisco vem crescendo. Eu estive participando de todas as noites, a gente pôde ver um grande número de pessoas durante todos os dias e foi muito bom. É uma benção fazer parte desse momento e poder celebrar mais um festejo”, afirmou.

Dona Nessi também esteve participando da noite de celebração. Ela comenta o que achou.

“Eu achei muito bom ter participado dessa noite, me emocionei e achei muito bonito. Tenho muita fé em São Francisco e sou devota, já fiz voto para ele e fui atendida”, revelou.

Confira abaixo mais imagens!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS