Connect with us

Francisco Macêdo

Prevenção à gravidez na adolescência é tema de palestra com adolescentes de Francisco Macedo

Publicado

em

Com o objetivo de promover a conscientização dos adolescentes e os riscos que a gravidez precoce oferece, foi realizada na manhã desta segunda-feira (13), uma palestra de prevenção em relação a gravidez na adolescência em Francisco Macedo.

A ação foi desenvolvida pela Prefeitura Municipal, na gestão do prefeito Adeilson Carvalho, o Novim, através das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação; Escola Estadual Maria Neusa de Sousa; Conselho Tutelar.

Adolescentes da Rede Pública de Ensino de todo município participaram da palestra, incluindo da Escola Estadual Maria Neusa de Sousa.

A ministração da referida palestra foi dada pela psicóloga do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Leyse Barroso, onde houve uma maior interação e aconselhamento aos adolescentes.

“O objetivo da palestra é de orientar e conscientizar os adolescentes sobre as medidas preventivas e educativas que contribuam para redução da gravidez na adolescência e os fatores a enfrentar com a gravidez indesejada na neste período, onde envolve não só problemas físicos, assim como emocionais, sociais, entre outros”, destacou a psicóloga.

A assistente social de saúde, Jéssica Guiomar, falou sobre a importância e o objetivo da palestra.

O objetivo da palestra foi justamente foi justamente falar sobre a prevenção da gravidez. São todos adolescentes de 12 a 19 anos e a Saúde com as demais Secretarias tiveram o intuito de prevenir a gravidez. Falando para eles que é momento de estudar, recrear e que vai existir as paqueras, mas com cuidado para não haver uma gravidez. Foi abordado todos os assuntos pertinentes à saúde deles, os riscos e malefícios de se ter uma gravidez na adolescência, tentando evitar e, assim, concluir os estudos para ter uma melhor formação”, explicou Jéssica.

Dinâmica

Também foi feito uma dinâmica com os adolescentes, no qual foram chamados 5 voluntários, onde foi entregue papel e caneta para cada um e consistia em os participantes escreverem o que quisessem no papel, e em seguida, amassassem.

Publicidade

Foi pedido para que eles tentassem restaurar o papel como antes, mas, logicamente, não era possível. A atividade serviu para ensiná-los que certas escolhas que fazemos na vida podem não ter chances de voltar atrás, remetendo à gravidez.

O evento aconteceu no Auditório Francisco das Chagas Alencar e ao final da palestra foi servido um lanche para os participantes.

Além das presenças acima citadas, a coordenadora da atenção básica, Everalda Araújo; o presidente do Conselho Tutelar, Edvaldo, junto de demais conselheiros; e os adolescentes do NUCA também estiveram presentes.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS