Connect with us

Geminiano

Geminiano promove Conferência para criação de Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira, 17 de novembro, a Prefeitura Municipal de Geminiano realizou a Conferência Inicial para criação do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), um projeto do Governo Federal, através da FUNASA, que contribui na captação de recursos para a melhoria da qualidade de vida e saneamento básico municipal.

A reunião, realizada na sede da Câmara Municipal de Vereadores, teve como objetivo apresentar o projeto para a população e conscientizar sobre os tópicos que serão inclusos no PMSB, como o abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem de águas pluviais e manejo de resíduos sólidos do município.

Na ocasião, também foi criado um Comitê com representantes da Sociedade Civil Organizada e da gestão pública municipal que irá representar o município na articulação do controle social e captação de informações sobre as necessidades de cada região.

De acordo com o representante da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, Lucas Abreu, que presidiu a conferência, Geminiano foi um dos 100 munícipios piauienses com até 50 mil habitantes a serem contemplados com o projeto, que deve beneficiar a população em geral.

“O município de Geminiano precisa urgentemente de um Plano Municipal de Saneamento Básico, porque não está tendo recurso suficiente para melhorar o sistema da água, gerenciamento de lixo adequado, ou sistema de esgoto e de drenagem adequados. Esse plano é uma ferramenta de gestão de planejamento, que vai possibilitar o município a captar recursos para melhorar a qualidade de vida da população e o saneamento básico do município”, destacou.

Publicidade

Segundo Lucas, a partir de agora serão realizados treinamentos com os participantes eleitos para o comitê, para que eles possam se preparar para as próximas etapas do projeto, que consiste em buscar informações sobre as necessidades municipais, que irão auxiliar na criação e aprovação do PMSB.

“Com a conferência a gente já começou a criar relações com a população sobre o Plano Municipal, agora nós vamos orientar e capacitar o comitê, que vai realizar reuniões setoriais nas localidades urbanas e rurais para que eles possam repassar essas informações para as pessoas que moram mais distante. A gente precisa ao máximo criar esse vínculo para que no dia da Conferência Final todos possam aprovar o Plano”, completou.

Participaram também da Conferência, a secretária de educação, Érica Carvalho; o assessor jurídico, Ricardo Araújo; membros da equipe do Governo Municipal e a população em geral.

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS