Connect with us

MUNICÍPIOS

Governo anuncia 12 aeroportos para o Piauí

Publicado

em

O Governo do Estado anunciou nesta sexta-feira (15) que o Piauí terá cinco novos aeroportos, além dos sete já anunciados pelo ministro da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, no início do mês. Segundo o secretário Estadual dos Transportes, Guilhermano Pires, esses aeroportos anunciados hoje serão feitos com recursos próprios do Estado e beneficiara as cidades de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Uruçuí, Simões e Paes Landim.

Aeroporto Internacional de Parnaíba

“O Plano de Desenvolvimento da Aviação Regional (PDAR) é o responsável pelos investimentos nos aeroportos de Parnaíba, Picos, São Raimundo, Floriano, Bom Jesus, Paulistana e Corrente. Outros aeroportos serão feitos diretamente pelo Governo do Estado, como os das cidades de Barra Grande, Cajueiro da Praia, Uruçuí, Simões e o aeroporto de Paes Landim, que nós já estamos licitando. Outros aeroportos também receberão melhorias, conforme determinação do governador Wellington Dias”, revelou o secretário.

O ministro Eliseu Padilha, no último dia 7 de maio, afirmou durante reunião conjunta das comissões de Infraestrutura e Desenvolvimento Regional e Turismo no Senado que só no nordeste serão construídos 64 aeroportos com um investimento de R$ 2,1 bilhões do Fundo Nacional da Aviação Civil. Destes, setes serão destinados ao Piauí.

A notícia de que o Estado seria beneficiado com mais cinco aeroportos foi feita durante visita de técnicos da Secretaria de Aviação Civil (SAC) ao Piauí, no qual vieram ao estado para vistoriar os aeroportos regionais das cidades de Floriano, Picos, São Raimundo Nonato e Bom Jesus.

De acordo com Guilhermano, essas visitas vão determinar os investimentos futuros para dotar os aeroportos com os melhores equipamentos, para que os mesmos comecem a receber voos regulares, como é o caso do Aeroporto Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato.

Publicidade

“Com as pendências já regularizadas perante a Agência de Aviação Civil (Anac), provavelmente conseguiremos homologar a pista nos próximos 15 dias. Com relação à casa de passageiros, obra feita via Secretaria do Turismo, Caixa Econômica Federal e Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), já está feita e as secretarias estão imbuídas desse propósito, que o governador passou para toda a equipe. Pretendemos inaugurar o aeroporto em julho ou agosto, já com a operação de linhas comerciais para São Raimundo Nonato”, pontua.

Guilhermano disse ainda que há o interesse de duas empresas aéreas para a oferta de voos regulares. “Representantes da empresa de aviação Piquiatuba já estiveram em reunião conosco demonstrando interesse para operar no aeroporto, bem como a SETE Linhas Aéreas”, destaca.

*Com informações do Governo 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS