Connect with us

Inhuma

INHUMA│Professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino participam de Formação Continuada do SAEB

Publicado

em

Coordenadores pedagógicos e professores de Língua Portuguesa e Matemática do 5º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino de Inhuma, participaram na manhã deste sábado, dia 04 de maio de 2019, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, de uma formação continuada do Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB.

A reunião iniciou com uma dinâmica, momento esse onde os professores se expressaram com relação a vários temas elaborados pelo palestrante. Durante a formação, aconteceu uma palestra, ministrada pelo professor Antônio Francisco Sousa Paiva, onde foi trabalhado como elaborar itens e a prática em grupo.

O secretário Municipal de Educação, professor Marcos Antônio, afirma que a maior preocupação é trazer uma educação de qualidade ao ensino municipal.

“Esse ano teremos o IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino, e precisamos voltar a atenção aos alunos do 5º ao 9º ano que serão avaliados. Há toda uma preocupação do prefeito Silva Junior e toda a sua equipe, em melhorarmos a educação, trazendo qualidade de vida dos nossos munícipes. A gestão deseja aperfeiçoar toda a equipe de profissionais da instituições públicas municipais, desde as funções básicas, até a direção.”, expressou.

Houve diversas capacitações com profissionais de diferentes áreas da educação pública municipal. Segundo Marcos Antônio, haverá mais projetos futuramente.

Publicidade

“Uma das metas do Prefeito Silva Junior é atingir a plena qualidade em educação. Silva não tem medido esforços para a realização de formações e capacitações com professores e toda a equipe da educação. Já estamos estudando a realização de uma nova formação, agora com os funcionários do corpo administrativo das escolas e da secretaria de educação” afirma.

O evento tratou sobre o instrumento de avaliação e trabalhou Matrizes (Saeb); a construção dos itens (descritores/distratores); a relação ensino com a Prova Brasil; e Resolução de problemas: na Prova Brasil e na sala de aula.

O professor Antônio Francisco S. Paiva, avalia esse trabalho como de grande valia para o desenvolvimento da educação municipal.

“Parabenizo o secretário de Educação e o prefeito por todo o empenho na realização destas demandas. Trabalhamos as matrizes do SAEB, pois é importante que os professores conheçam cada uma delas para melhor aplicar e desenvolver seu trabalho em sala de aula; além de dicas de metodologias adequadas, apontamos o olhar que o professor deve ter para a realização desse trabalho com sucesso, e pretendemos dar continuidade a esse desenvolvimento para que possamos ter sucesso a cada dia, não apenas por esse momento especial ao SAEB”, ressaltou.

Professora Leninha também avalia positivamente.

Publicidade

“Veio somar muito em nossas vidas! Agora é levar para a prática! Focaremos na dedicação para que tudo venha a dar certo. Estamos sendo muito bem acompanhados pela Secretaria de Educação e aos professores que ministraram esse evento hoje, os abriu um leque de novos conhecimentos que somando ao que já temos, com fé em Deus vamos progredir e conseguir bons resultados”, afirmou.

A Prova Brasil é uma avaliação cientista das escolas públicas das redes municipais, estaduais e federais, com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino. Participam desta avaliação as escolas que possuem, no mínimo 10 alunos matriculados nas séries/anos avaliados, sendo os resultados disponibilizados por escola e por ente federativo.

Por Equipe Ascom Inhuma

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS